Casa Cubo / Irene Escobar Doren

Casa Cubo / Irene Escobar Doren - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Irene Escobar Doren; Irene Escobar Doren
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco
  • Construtor: José Repol Salgado
  • Engenharia Estrutural: Carlos Leyton Frauenberg
  • Áreas De Terraços E Varandas: 40.96 m²
  • Custo: 892,8 US$/m²
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Cristián Domínguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na planície litoral de Puertecillo, uma pequena cidade de coletores de algas e pescadores. O terreno, localizado numa área de enchente, foi comprado por quatro amigos para estabelecer uma comunidade. Isto implicava em liberar ao máximo a área de terreno, para deixar a água correr livremente quando necessário; e para deixar espaço disponível para interações entre a paisagem e as casas.

Desta forma, a primeira abordagem ao projeto consistiu em levantar a casa sobre pilotis, condensando a casa em dois níveis e um terraço na cobertura; e resolvendo o espaço interior em um volume compacto, cujas dimensões foram determinadas pela otimização dos materiais de construção escolhidos.

© Cristián Domínguez

A segunda abordagem consistiu em integrar o entorno imediato e a paisagem distante em cada espaço da casa. Esta decisão orientou o volume em direção ao mar e concentrou todos os espaços comuns em um espaço livre que poderia permitir a invasão da paisagem. Os espaços privados foram dispostos sobre estes, no segundo nível. O terceiro nível é um terraço mirante que domina a paisagem da cidade, as dunas, colinas, o vento e a praia.

© Cristián Domínguez

A terceira abordagem é dada pela estratégia energética da casa. Dada a localização junto ao córrego, os ventos da manhã e da tarde tenderia a esfriar todas as superfícies exteriores. É por isso que a casa foi concebida como um volume de madeira compacto, preto no exterior - para ganhar temperatura  - e com fechamento contínuo para conter qualquer perda de calor.

Corte

Desta forma, todo o ganho de energia solar através das janelas seria acumulado gradualmente dentro da casa e aproveitada durante a noite, quando há mais ventos e a temperatura cai. Uma parede de pedra contém todo o trabalho de mobiliário e uma chaminé central que gera as fontes de calor necessárias no inverno.

© Cristián Domínguez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cubo / Irene Escobar Doren" [Cube House / Irene Escobar Doren] 04 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767967/casa-cubo-irene-escobar-doren> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.