Residência PIK / Metropoliform

Residência PIK / Metropoliform - Mais Imagens+ 8

Jakarta, Indonésia
  • Arquitetos: Metropoliform; Metropoliform
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  830
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Yeow

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência PIK é uma casa para um casal de aposentados que são frequentemente visitados por seus familiares e netos. Localizada em um dos condomínios fechados emergentes em Jacarta, este lote de esquina sul / oeste tem uma boa visibilidade para a rua e recebe iluminação natural,o que representava desafios para responder ao sol quente da tarde. Os programas resumiam-se, basicamente, em uma ampla sala de planta aberta e espaços de entretenimento que facilitassem uma boa interação durante as visitas dos familiares e as reuniões sociais. Um espaço dedicado à separação entre os donos e empregados também era um requisito fundamental como parte das tradições ainda mantidas na região.

© David Yeow

Existem três temáticas espaciais principais na casa: social, íntima e de serviços: organizam-se e expressam-se com uma série de caixas retilíneas que se entrelaçam e se empilham uma em cima da outra, formando uma composição volumétrica geral.

Planta Térreo

Orgulhosamente situada de frente para a rua está a principal caixa flutuante que abriga uma sala de jogos para o sul e uma sala de mídia para o norte. Os balanços das caixas encontram-se diretamente acima dos espaços de estar, que formam o uma cobertura profunda sobre o térreo, protegendo-o do sol durante a tarde. Ao longo da fachada oeste, aberturas finas e profundas foram cuidadosamente cortadas para controlar a luz solar excessiva. Uma abertura maior e mais profunda ao longo da mesma fachada também funciona como uma entrada de luz para levar iluminação natural indireta às áreas de estar do primeiro pavimento. Ao mesmo tempo que os vãos são utilizados na casa como uma maneira de promover a circulação de ar, eles também são destinados a, principalmente, melhorar as interações espaciais verticais. A ideia de conectar os espaços no segundo pavimento utilizando uma circulação de ponte envolta por placas de madeira, tem a intenção de acentuar ainda mais esta interatividade.

© David Yeow

O dormitório principal situado junto aos espaços de estar do térreo, permite um acesso mais direto às pessoas de idade, o que foi uma demanda do projeto. Externamente, isso se articula com fortes acabamentos texturizados, como um gesto de maior peso que se justapõe com a volumetria superior. O teto do dormitório principal tem capacidade para receber uma varanda ajardinada, o que fomenta a combinação de atividades ao ar livre e de interior na sala midiática.

Corte

Ao longo do limite leste, a área de serviços conecta-se verticalmente até o nível do teto, como chaminé de ar da casa. O acúmulo de ar quente na casa viaja pela chaminé através de peças de madeira ao longo da escada e é liberado pelas persianas da janela do telhado.

© David Yeow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência PIK / Metropoliform" [PIK Residence / Metropoliform] 05 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767864/residencia-pik-metropoliform> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.