Torre del Borgo / Gianluca Gelmini

Torre del Borgo / Gianluca Gelmini - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: CN10 architetti; CN10 architetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gianluca Gelmini
  • Collaborator: Andrea Pressiani
  • Drawings: Andrea Pressiani
  • Furniture And Lights : Design by Arch. Gianluca Gelmini
  • Cidade: Villa d' Adda
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Gianluca Gelmini

Torre del Borgo é um dos edifícios fortificados mais conhecidos da história de Bergamo. A potente e precisa qualidade das muralhas medievais, a integridade da estrutura fortificada e a posição central na cidade dão a este artefato o mais completo sentido de monumento.

Cortesia de Gianluca Gelmini

O projeto de restauração abordou diferentes aspectos de conservação, uso e valor do edifício: a instabilidade estrutural dos muros e pisos, a falta de um sistema de conexão adequado entre os diferentes níveis, a ausência total de redes, a degradação e a precariedade das fachadas de pedra internas e externas, a falta de janelas e acabamentos adequados nos interiores, pisos e muros.

Corte

A obra foi desenvolvida perseguindo um objetivo duplo. Primeiro, identificar os problemas de degradação. Segundo, oferecer uma reinterpretação arquitetônica e funcional do projeto. O projeto foi desenhado para ser realizado em dois lotes funcionais e em movimento. Com a realização do primeiro lote, as quatro salas da torre central e os espaços no novo edifício C - destinados a serviços e distribuição - se tornaram acessíveis.

Cortesia de Gianluca Gelmini

Uma importante intervenção é sem dúvida a inclusão do novo sistema de rampas e passarelas, realizado em sua totalidade com uma estrutura de ferro que é articulada entre os espaços da torre central e o novo edifício, conectando os diferentes níveis do complexo.

Cortesia de Gianluca Gelmini

O segundo lote incluirá a remodelação do espaço público na Praça do Borgo com a criação de uma grande área coberta e protegida da rodovia, em direta continuidade com o novo pavimento da praça. Com a finalização do projeto de restauração, Torre del Borgo poderá acolher a Biblioteca Pública de Villa d'Adda.

Cortesia de Gianluca Gelmini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:24030 Villa BG, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre del Borgo / Gianluca Gelmini" [Torre del Borgo / CN10 architetti] 27 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767461/torre-del-borgo-gianluca-gelmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.