Restaurante "Disfrutar" / El Equipo Creativo

Restaurante Disfrutar / El Equipo Creativo - Mais Imagens+ 11

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: El Equipo Creativo; El Equipo Creativo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  520
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Interiores: El Equipo Creativo ( Oliver Franz Schmidt + Natali Canas del Pozo + Lucas Echeveste Lacy)
  • Colaboradores De Projeto: Juan Marcos Feijóo, Anna Martínez, Cristòfol Tauler, Néstor Veloso, Anna Serra, Cristina Huguet, Clara Manchón.
  • Projeto De Iluminação: LA INVISIBLE
  • Design Gráfico: LO SIENTO
  • Construção: ARTECO obres i serveis
  • Cliente: Compartir Cadaqués S.L
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa seu percurso a partir de vários pontos de partida:

Por um lado local, singular e arriscado - tanto em sua forma como em sua localização - nos exige uma resposta contundente. Encontramos um espaço com uma fachada pequena e estreita em uma rua ativa do Eixample Barcelonés: um espaço que se amplia, se relaxa e se enche de luz à medida que se atravessa a característica quadra de Eixample até chegar ao pátio desta quadra, onde o local se abre em um amplo terraço.

Desde o primeiro encontro os clientes nos falam da importância da qualidade, da naturalidade e da humildade de sua cozinha. Sua proposta pretende transmitir algo da essência do Mediterrâneo, desde o respeito à sua história e herança de seus povos à uma natureza privilegiada e de grande beleza, até a admiração por seus artesãos, artistas e arquitetos que transformaram essa essência em obras de grande beleza. Uma atitude vital que nos convida a experimentar com os cinco sentidos e a aproveitar o prazer da boa vida e da boa comida. 

© Adrià Goula

Distribuição e espaços

Tentamos intervir no local com a mesma contundência espacial com a que este nos apresenta através de algumas decisões-chave. Por um lado diferenciamos claramente dois espaços e dois ambientes: um mais urbano e ativo, se relacionando com a cidade, onde estão o bar e a adega. O outro, mais natural e pausado, se relaciona com o pátio da quadra e o terraço, onde estão as mesas para comer. No centro do espaço, e como elo de conexão está a cozinha, o coração do restaurante, um espaço que o cliente atravessa e está aberto à sua espiadinha curiosa. 

© Adrià Goula
Planta Baixa
© Adrià Goula

Materiais e ambiente

A cerâmica nos acompanha durante todo o percurso, nos aproximando dos valores que nosso cliente pretende transmitir: naturalidade, humildade, e respeito à história e herança do Mediterrâneo. Mas em cada um dos espaços se transforma em um novo material que nos ajuda a dotar cada zona de singularidade.

© Adrià Goula

A área de acesso busca referências mais urbanas, como as esculturas metálicas do mercado Del Ninot, situado do outro lado da rua e utiliza a cerâmica de uma maneira colorida, quase artística, com planos de azulejos monocromáticos que nos envolvem como se fosse um grande mural "mironiano" desconstruído. 

© Adrià Goula

A cozinha é o forno, real e metafórico, o espaço onde se cruzam todas as histórias da casa. A cerâmica em seu formato mais humilde e bruto, peças de ladrilhos recém cozidos em sua cor de terra original, constrói um limite permeável às vistas dos clientes e mostram o interior deste forno, dourado e quente. 

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Villarroel, 163, 08036 Barcelona, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante "Disfrutar" / El Equipo Creativo" [Restaurante Disfrutar / El Equipo Creativo] 22 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767161/restaurante-disfrutar-el-equipo-creativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.