Casa Efêmera / NAAD

Casa Efêmera / NAAD - Imagem 2 de 31Casa Efêmera / NAAD - Imagem 3 de 31Casa Efêmera / NAAD - Imagem 4 de 31Casa Efêmera / NAAD - Imagem 5 de 31Casa Efêmera / NAAD - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: NAAD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Keishiro Yamada
Casa Efêmera / NAAD - Imagem 6 de 31
© Keishiro Yamada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Efêmera é um projeto de remodelação de um edifício de madeira de 100 anos situado no centro de Kyoto, Japão. O cliente, que tem cerca de 25 anos e vive sozinho, pediu uma habitação temporária. Nossa intenção neste projeto não é apenas gerar um ambiente adequado para a vida, mas também evitar a dicotomia hierárquica entre o passado e o presente, através da criação de um espaço que conta com uma sensação rica de fugacidade e festividade.

Casa Efêmera / NAAD - Imagem 14 de 31
© Keishiro Yamada

O mesmo material de madeira compensada é aplicado em cada superfície existente do espaço exceto na parte das colunas existentes e nas divisórias. O espaço é unificado pelo mesmo material, proporcionando um ambiente íntimo e um impressionante sentido de permanência, enquanto evoca a sensação de que as colunas existentes e divisórias foram agregadas depois. Neste caso, a ordem cronológica dos elementos de construção, novos e existentes, está conceitualmente invertido.

Casa Efêmera / NAAD - Imagem 21 de 31
© Keishiro Yamada
Planta Baixa
Casa Efêmera / NAAD - Imagem 22 de 31
© Keishiro Yamada

No entanto, detalhadamente, a superfície de madeira que constitui o piso, parede, teto e os montantes está exposta no lado posterior da parede, o que gera a impressão de que o espaço está em construção ou em processo de desmontagem. O espaço, que ao princípio é percebido como seguro e permanente, na realidade parece frágil e tem complexos eixos de tempo. O que surge aqui é um espaço singular do "aqui-e-agora" para viver.

Casa Efêmera / NAAD - Imagem 5 de 31
© Keishiro Yamada

Publicado originalmente em 20 de junho de 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Efêmera / NAAD" [Ephemeral House / NAAD] 29 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766830/casa-efemera-naad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.