Capela Joá / Bernardes Arquitetura

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Escada, Corrimão, FlorestaCapela Joá / Bernardes Arquitetura - FlorestaCapela Joá / Bernardes Arquitetura - Floresta, JardimCapela Joá / Bernardes Arquitetura - Fachada, PilarCapela Joá / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Rio de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  43
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuca Reinés
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alwitra, Ita Construtora, Marcenaria Baraúna, SJL
  • Equipe: Thiago Bernardes, Camila Tariki, Francisco Abreu, Ilana Daylac, Daniel Vannucchi, Thiago Moretti, Antonia Bernardes, Fernanda Lopes, Maria Vittoria Oliveira, Ana Paula Endo, Renata Evaristo,Caroline Premoli
  • Interiores: Bernardes Arquitetura
  • Ar Condicionado: Air Point
  • Construtora: Construviva
  • Projeto Estrutural: Ita Construtora - estrutura em madeira; Engenheiro João Gabriel Silva Freire - estrutura metálica
  • Luminotécnica: Wall Lamp
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Cerca, Floresta, Jardim, Corrimão
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação da Capela foi definida em função da topografia irregular do terreno e da busca por um local reservado e sem fluxo de pessoas. Era importante situá-la em um ponto onde a natureza do entorno – floresta, céu, mar – estivesse presente na experiência daquele espaço.

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 11 de 19
Planta

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 19 de 19Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 15 de 19Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 10 de 19Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 13 de 19Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 14

A busca conceitual pela simplicidade norteou a concepção do projeto e possibilitou uma construção sistematizada. As duas vigas metálicas que sustentam o deque elevado estão apoiadas em dois únicos pontos - no caminho de acesso existente e no pilar que nasce na parte mais baixa do terreno.  

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 9 de 19
© Tuca Reinés

Sobre a estrutura principal se apoiam pórticos de madeira laminada, que ao mesmo tempo estruturam e envolvem o espaço interno. Panos de vidro revestem a estrutura em madeira protegendo-a das intempéries ao mesmo tempo em que mimetizam o pequeno objeto à floresta através do reflexo das árvores.

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Pilar
© Tuca Reinés

Do interior da Capela, a percepção da floresta é possível nos intervalos da sequência ritmada de pórticos. Estes aumentam gradativamente em altura e orientam o olhar para o oceano. O grande pilar metálico que sustenta um dos vértices do deque eleva-se e transforma-se na cruz que surge emoldurada junto à paisagem.

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Imagem 14 de 19
Esquema Explodido

A Capela se faz presente entre as copas das árvores, a uma altura que permite a vista do infinito. É um espaço cuja simplicidade conceitual que perpassa sua materialidade e soluções construtivas, potencializa a experiência sensorial daqueles que buscam o silêncio e a reflexão.

Capela Joá / Bernardes Arquitetura - Janela, Floresta
© Tuca Reinés

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Joá, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Joá / Bernardes Arquitetura" 24 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766793/capela-joa-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.