Casa Pobble / Guy Hollaway Architects

Casa Pobble / Guy Hollaway Architects - Mais Imagens+ 12

Hamstreet, Reino Unido
© Charles Hosea

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Casa Pobble" leva o nome de uma antiga palavra Kentish para uma "pedrinha" e está localizada dentro do estado de Dungeness, um promontório inóspito e aberto sobre a costa de Kent e Sussex, que abriga a maior extensão de praia de pedras da Europa, classificando-a como único deserto da Grã-Bretanha. A área é o lar de uma vasta gama de espécies animais e vegetais. Por tratar-se de uma área de Dungeness, ela é reconhecida, também, como Sítio de Interesse Especial Científico (SSSI), Reserva Natural Nacional, Paisagem Especial de Conservação. É o lar de uma comunidade de pescadores, historicamente fortes que habitam uma série de pequenas cabanas antigas que estão espalhadas ao longo de suas margens. A ferrovia em miniatura, introduzida em 1927, corre ao lado do local da estação de trem de Romney Marshes. É esse caráter único que possui que torna-se o fator atrativo para as pessoas que utilizam o local como uma via de escape. Junto da madeira prateada, objetos encalhados alinham-se nas praias, em especial detritos de ferrugem e metal. O reconhecido Derek Jarman transformou esses objetos encalhados em extraordinárias peças de arte no jardim de sua célebre Prospect Cottage. A presença de casa de campo e do jardim de Jarman contribui para o crescente legado arquitetônico da área.

Dois faróis formam características de destaque na paisagem de outra forma plana. À noite, o farol ativo inunda o local com luz em intervalos rápidos, enquanto brilham as duas chaminés da estação de energia ao longe.

© Charles Hosea

Devido à importância local, a política de planejamento da área determina que qualquer nova construção deve substituir uma já existente e deve seguir escala e proporção semelhantes às do original. A resposta de projeto de GHA aos clientes foi a de criar uma arquitetura que entende o "lugar". Para isto, uma paleta de materiais foi escolhida de forma a escolher aqueles que melhorariam com a idade. Apesar de ser projetado para um orçamento extremamente apertado de menos de £ 250.000, o edifício tem uma qualidade muito alta e natureza robusta para suportar os rigores do clima.

© Charles Hosea

Para reduzir o impacto dos edifícios na paisagem natural, encontram-se em uma série de fundações que eleva a casa para fora da praia, suspensa em meio metro. A construção da estrutura de madeira é selada por uma camada impermeabilizante de borracha que atua como uma calha para toda a casa, permitindo que a chuva possa cair através da ripa do sobre-revestimento e, assim, para baixo do edifício.

Os três módulos do edifício são envoltos em materiais separados, uma malha de aço Corten, lariço e placas de fibra de cimento que atuam como proteção em relação à chuva. O edifício é extremamente durável, o que é um aspecto importante, considerando o clima severo e configuração exposta. A exposição fará com que o lariço e aço ganhem tons de prata e vermelho, respectivamente, um eco à paisagem natural. O edifício foi projetado para ser o mais eficiente possível. Um teste de pressão do ar foi levado a cabo e o edifício obteve 3,4, um número bem abaixo da conformidade do cálculo SAP. Devido à ausência de gás na área, foram instalados painéis fotovoltaicos de alta eficiência com um pico 2.64kW  no módulo de telhado plano para gerar eletricidade adicional para a casa e para manter a calefação do piso.

© Charles Hosea
© Charles Hosea

A nova casa é um retiro íntimo que pode acomodar duas famílias com três filhos cada. É composto de três formas simples tiradas da habitação inicial. A entrada para o edifício é baixa e protegida das condições adversas. No seu trecho mais ao sul uma grande cozinha aberta, sala de jantar e sala de estar formam o coração da casa, enquanto uma lareira, uma combinação de grandes formatos de vidros e de imagens nas janelas dão uma vista quase panorâmica sobre o local espetacular.

© Charles Hosea

O canto da sala de estar é uma estrutura em balanço e as portas de correr envidraçadas podem ser recolhidas para dentro de "bolsos" de parede escondidos, criando uma extensão da sala de estar. Isto permite tanto o abrigo, dependendo da direção do vento predominante, quanto um canto completamente aberto durante o bom tempo. O que antes era uma garagem desconexa é agora um beliche, sofá-cama em estilo para as crianças ligado por uma passarela envidraçada, contemplando as três formas em uma única entidade, muito parecida com a silhueta das centrais eléctricas. Um corredor percorre toda a extensão dos edifícios, atuando como um eixo para o resto da casa, usando a paisagem e monumentos como pontos de referência, alinhando-os perfeitamente com o farol.

A longa janela horizontal enquadra a Central Elétrica Dungeness e cria um quadro panorâmico dramático ao nível do banco na área de refeições. A "Casa Pobble" forma uma casa muito bem construída, que pretende continuar o curioso legado arquitetônico de Dungeness e configura um retiro excepcionalmente qualificado à família crescente de nosso cliente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pobble / Guy Hollaway Architects" [Pobble House / Guy Hollaway Architects] 03 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766018/casa-pobble-guy-hollaway-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.