Casa ERZ / Cristián Berríos Arquitecto

Casa ERZ / Cristián Berríos Arquitecto - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Cristián Berríos; Cristián Berríos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  165
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ignacio Rojas
  • Colaboradores: Carolina Cabrer, Mario Carvajal
  • Engenharia Estrutural: Mauricio Delgado
  • Engenharia Sanitária: Marcelo Valenzuela
  • Maquete: Rodrigo Ceballos, Marcos Aravena
  • Clientes: Rosanna Zapata e Eduardo Framm
  • área Do Terreno: 10.000 m²
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo Burgos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada sobre uma ladeira que é delimitada pelo Lago Ranco, no sul do Chile. Implantamos a casa no sentido perpendicular em busca de uma "frente" às generosas vistas. Prevendo a dificuldade de supervisão durante a construção, fizemos um cadastro dos sistemas construtivos locais e com isto tentamos homologar uma linguagem com os futuros construtores. A carpintaria em madeira é um costume local, assim, fixamos uma estrita modulação ao volume em contraste com as geometrias sinuosas e diversas da paisagem.

© Gustavo Burgos

A base elevada supõe uma nova cota para olhar a paisagem. Este suporte também serve de "proteção" para a estrutura de madeira em sua face sudoeste; uma parede de concreto aparente de 2,10 m de altura contém as instalações de serviço.

Planta

O acesso no centro da casa faz conexão entre os recintos individuais e os comuns, é o lugar de encontro entre os moradores; a dimensão deste "vestíbulo" e as vistas que enfrenta fez com que este lugar de passagem se transformasse num local de permanência ambígua.

© Gustavo Burgos

Uma circulação estreita conduz até os dormitórios. A circulação para os recintos comuns é definida pelas grandes janelas, onde a relação visual com a paisagem se dilata.

Elevación

Apenas o telhado de uma água é a grande vinculação formal com a geometria da ladeira.

© Gustavo Burgos

A expressão do concreto aparente e a proposta de uma estrutura de madeira deliberadamente superdimensionada, busca estimular a experiência plástica e tectônica do edifício sobre as medidas mínimas da estrutura necessária. A homogeneidade do volume, em sua condição exterior, desaparece na soma de pormenores internos que a casa propõe, buscando intensificar as experiências sensoriais de seus habitantes.

© Gustavo Burgos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ERZ / Cristián Berríos Arquitecto" [Casa ERZ / Cristián Berríos] 18 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765540/casa-erz-cristian-berrios-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.