Retiro Tainaron Blue / Kostas Zouvelos + Kassiani Theodorakakou

Retiro Tainaron Blue / Kostas Zouvelos + Kassiani Theodorakakou - Mais Imagens+ 28

Lakonia, Grécia
© George Meitner

Descrição enviada pela equipe de projeto. As torres, esses prismas imponentes altos e estreitos, são a expressão absoluta do edifício Mani. Nos arredores do povoado, os "xemonia" foram erguidos para defender ou expandir a propriedade. Eles serviram para controlar, excluir ou expulsar os adversários, mas também para transferir a pressão do assentamento principal para novos territórios.

© George Meitner

O Retiro Tainaron Blue é uma amostra representativa da tradicional "xemonia" do Sul. A torre - agora transformada numa pequena casa de hóspedes - enfrenta uma construção semelhante, que também tinha sido um complexo fortificado. Ambos controlavam a estrada para a área em torno de Tainaron. A torre de guerra é construída em terreno sólido e rochas conhecidas como "rizomies", em um ponto estratégico, que oferece uma vista deslumbrante ao mar e ao sertão.

Planta Baixa

O restauro do edifício tradicional resolveu questões formais em relação à antiga textura da alvenaria, de modo que a aparência final da torre dá a impressão de um edifício que emerge da rocha, sobre a qual se funda. O rejuntamento interno e externo foi feito com "kourasanit" real ou argamassa romana (uma combinação de solo local, pó de cerâmica, cal e uma máscara especial de areia de rio) e uma quantidade mínima de cimento, o que aumenta a adequação estática da alvenaria e garante durabilidade.

© George Meitner

A conversão da torre numa casa de hóspedes teve de superar dificuldades consideráveis. A razão foi a necessidade de um elevado grau de adaptação às características específicas da arquitetura regional e, ao mesmo tempo, a demanda para acomodação em quartos com percepção estética moderna. Os quatro andares, com seus espaços interiores relativamente limitados, são compostos de três quartos com banheiro e cozinha compartilhada, espaço de café da manhã e recepção. Organizam-se ao longo de um eixo vertical, permitindo que os convidados tenham a experiência única de se mover através de aberturas estreitas ("cachoeiras") , escadas de madeira ou pedras salientes das paredes e arcos ("degraus").

Fachada

Como a formação dos espaços exteriores tinha de garantir um mínimo de interferência, a adição de uma área de superfície de água adaptada às especificidades do ambiente e respeitando a topografia da paisagem, resultou num conjunto uniforme de edifícios e espaço com intensidade e caráter.

© George Meitner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Retiro Tainaron Blue / Kostas Zouvelos + Kassiani Theodorakakou" [Tainaron Blue Retreat / Kostas Zouvelos + Kassiani Theodorakakou] 12 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765186/tainaron-blue-retreat-kostas-zouvelos-plus-kassiani-theodorakakou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.