Arkadia / IND

Arkadia / IND - Mais Imagens+ 12

  • Cliente: Arkkon
  • Consultoria: Erdem Eroglu Ulvi
  • Engenharia Estrutural: Suleyman Sukas
  • Fachadas: Gelisimal Aluminum
  • Autores: Arman Akdogan, Felix Madrazo, Alejandro Gonzalez Perez, Giorgio Renzi
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Goztepe é um bairro do sul, na parte asiática de Istambul. A área é um tecido urbano denso de torres isoladas realizadas nas cinco últimas décadas. Como a cidade cresce em sua periferia, os urbanistas apresentaram uma estratégia para contrariar esta tendência, ao permitir a densificação dos bairros existentes.

© Fernando Alda

A perspectiva do volume agregado e melhores normas de construção atraíram mutuamente residentes e desenvolvedores. Com a participação de arquitetos, os residentes negociam as condições das novas torres em termos da qualidade da construção, projeto e instalações, enquanto a incorporadora maximiza seu esquema de negócio para chegar a uma nova envolvente máxima legal. Nesta condição, o cliente pediu o projeto de uma torre com dez pavimentos, quatro níveis a mais que a existente.

Planta Baixa

A nova torre vista desde longe mostra um volume sóbrio envolvido por uma estrutura em malha quadricular. Ao se aproximar do edifício, esta envolvente revela a segunda camada das fachadas, que são diferentes em seu caráter. Uma face de madeira feita de painéis pré-fabricados domina a camada da fachada mais ampla, enquanto que as fachadas delgadas são caracterizadas pelo uso de vidro e plásticos.

© Fernando Alda

O ritmo da malha quadricular da fachada improvisa seu caráter sobre uma estrutura regular, que segue estritamente a estrutura de concreto da torre, esta malha é um sistema modular terciário feito de aço, alumínio e plásticos.

© Fernando Alda

O térreo é permeável e tem espaços de reuniões coletivos. O encontro da torre com o solo utiliza esta permeabilidade e a paisagem como forma de articular as superfícies horizontais e verticais mediante a ampliação da lógica da malha em manchas aparentemente soltas de grama, pedra e água.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arkadia / IND" [Arkadia / IND Architects ] 05 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764921/arkadia-ind> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.