Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 1 de 34Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 3 de 34Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 4 de 34Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 5 de 34Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Giorgos Aggelis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:H. Louizidis
  • Equipe De Design: Anthi Verykiou Charis Laspas, Daphne Karaiskaki, Sofia Kondylia
  • Colaboradores: Magda Habaloglou, Arquiteto
  • Contractor: Stepsis ate
  • Cidade: Atenas
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 6 de 34
© H. Louizidis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos está localizado em um terreno que tem face para três ruas e é composto por cinco pavimentos com apartamentos, o pilotis e 4 níveis subterrâneos - 1900m².

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 21 de 34
Planta do Piso

O principal tema de composição foi habitar a cidade através de uma investigação do tipo de edifício do polykatoikia, isto é, o edifício de apartamentos grego. Ao evitar adornos morfológicos, conceituais, tecnológicos e outros, nos centramos na abstração e a economia em relação às ideias arquitetônicas e seu desenho e aplicação prática no papel e no local - houve a intenção de redefinir a arquitetura como um produto social individual e coletivo, já que se refere tanto à formação do espaço privado, assim como o espaço habitado coletivamente. 

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 8 de 34
© H. Louizidis

Esta foi a razão pela qual se buscou um edifício de apartamentos como "elemento" dentro da unidade mais ampla da cidade; uma tipologia de edifício de apartamentos, e como um "modelo ideal" para sua aplicação geral, mas como contribuição mais ampla a uma especulação comum.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 23 de 34
Planta do Piso

Um típico edifício de apartamentos comerciais, ainda como resultado exclusivo de considerações técnicas e financeiras estabelecidas pelo mercado residencial, estabelece por si mesmo uma tipologia, que requer um nível de análise e que pode transmitir certas conclusões úteis. Isto é possível já que, mesmo com toda a confusão de edifícios, ainda se pode discernir o padrão arquitetônico de uma "primavera arquitetônica" abruptamente parada e falha da década de 1930, e, sobretudo, da década de 1960. A conexão com este modelo estandarte foi o ponto de partida do estudo. 

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 9 de 34
© H. Louizidis

• Expressar o conceito e propósito da arquitetura como sendo um "navio para a vida" e não como um estilo de vida fugaz;

• Formular isto de maneira concisa através dos meios de representação básicos, principalmente a planta e o corte, mas também com inscrições ideogramáticas abstratas, como ideogramas; 

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 27 de 34
Corte

• Estabilidade estrutural;

• Uma forma simples, densa e bem definida, que pode ser subdividida em partes ou repetida em múltiplos; 

•  Articular o edifício de maneira construtiva, distinguindo entre a estrutura de suporte e agentes de enchimento; 

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 4 de 34
© H. Louizidis

• Organizar o espaço, o exterior e mais especificamente o interior, com economia em constante referência a um modo de vida simples, antiautoritária, antropocêntrica e coletiva; 

• Um espaço interior comum, multifuncional unificado, que flui em combinação com um espaço minimalista estritamente privado da habitação; 

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 30 de 34
Detalhe

• Economia na criação da forma.

Estas questões de "tipo" construíram o marco normativo geral pelo qual se guiou este estúdio.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 12 de 34
© H. Louizidis

Dentro deste contexto, fez-se um esforço em preservar e fortalecer a continuidade da cidade e de incorporar nela o novo edifício de apartamentos (estética, estrutural e funcionalmente). Uma expressão desta continuidade é a passagem semi-pública de livre acesso, que ocorre através do pilotis e conecta o edifício à rede de circulação da cidade. Se trata de um caminho aberto em ascensão. Ao mesmo tempo, este passeio também pode ser utilizado como um lugar de encontro coletivo, onde os residentes podem ficar ou cruzar. Assim, o edifício se adapta ao solo, tomando a inclinação no corte.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 7 de 34
© H. Louizidis

O mesmo ocorre com a composição das fachadas exteriores ao equipá-las com toldos mecânicos especiais benéficos ao ambiente. A construção robusta da estrutura de concreto armado, combinada com este sistema tecnológico moderno e leve, criou um emparelhamento de contrapeso fértil, que desta forma realça ambos.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 15 de 34
© H. Louizidis

Outro elemento do conceito central é também a composição da estrutura do edifício em termos da lógica de um jogo de Lego. É possível completá-la gradualmente com o tempo, em "camadas" independentes, cada uma distinta da outra, facilitando assim as etapas de construção, assim como o processo de reparação.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 18 de 34
© H. Louizidis

A estrutura está organizada em uma quadrícula de paredes e colunas de concreto, enquanto a planta se organiza em zonas. A zona grande é constituída por paredes e delimita as áreas mas estáveis (escadas, banheiros) e protegidas (salas). A menor, com colunas e materiais de enchimento, é a parte mais flexível, e delimita as áreas menores (dormitórios, cozinhas, áreas semi-exteriores) e/ou ampliações das salas de estar. Portanto, a estrutura de composição do edifício com sua funcionalidade adicionada por zonas e a permeabilidade do eixo e o movimento do sistema estrutural, oferece a possibilidade de configurações alternativas da planta em cada nível, dependendo da tipografia (declive do local, vista), as restrições do código de construção, as necessidades de espaço dos residentes e demais.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 16 de 34
© H. Louizidis

Finalmente, como resultado da lógica "Lego", a ideia torna possível que este tipo básico se adapte a diversas possibilidades de custos, sistemas de construção, materiais, etc., todos os quais, contudo, apesar de suas diferenças, constituem produtos da mesma origem.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 13 de 34
© H. Louizidis

Análise breve de aspectos sustentáveis

Durante o processo de desenho, a erosão da massa do edifício, desde o vazio em meio ao pilotis e os espaços e varandas exteriores cobertas que envolvem, em combinação com a pequena largura do edifício, definem seu comportamento bioclimático. Levando isso em conta, incluímos aberturas no eixo norte-sul que esfriam naturalmente cada apartamento e os espaços individuais dos apartamentos, sempre que seja possível. Este efeito de resfriamento é facilitado, além disso, pelo microclima criado pela plantação perimetral existente nos pátios das estações do térreo, mas também pela presença de água na pequena piscina no terraço do edifício.

Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis - Imagem 3 de 34
© H. Louizidis

A proteção solar para os espaços do edifício é obtida através de armações de metal ajustadas às varandas / escudos, que apoiam um sistema de telas, que podem se mover verticalmente e estender horizontalmente, em combinação com a aplicação de um sistema de persianas de grelhas móveis em uma armação de alumínio em portas e janelas com um vidro de baixa emissividade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kolonaki, Atenas 106 75, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Apartamentos na rua Deinokratous, Atenas / Giorgos Aggelis" [Apartment Building in Deinokratous Street, Athens / Giorgos Aggelis] 04 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764830/edificio-de-apartamentos-na-rua-deinokratous-atenas-giorgos-aggelis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.