Apartamentos Flora 22 / Despacho22

Apartamentos Flora 22 / Despacho22 - Mais Imagens+ 38

Cidade do México, México
  • Construção: Ricardo Nurko, Alejandro Gonzalez
  • Arquitetos Responsáveis: Ricardo Nurko, Arlette Danae Montes, Alejandro Gonzalez
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Despacho22 é uma empresa de arquitetura especializada em desenvolvimento e promoção habitacional na área central da cidade do México, com 15 anos de experiência em diversos projetos.

© Livia Radwanski

O projeto mais recente foi a reconfiguração de uma antiga casa em três apartamentos em um bairro icônico na região central da Cidade do México.

© Livia Radwanski

La Roma foi um dos primeiros bairros modernos planejados e implantados fora do centro da Cidade do México, agora conhecido como Centro Histórico. A casa de dois pavimentos, de número 22 da rua Flora foi construída durante o auge do bairro, na primeira metade do século XX. Hoje, La Roma contém a maior concentração de edifícios históricos de referência na área metropolitana.

Planta - 1º Pavimento

Enquanto o bairro ainda mantém o seu caráter arquitetônico original, um processo de rápida gentrificação está mudando a forma como o espaço é utilizado. Residências senhoriais mais antigas estão sendo convertidas em restaurantes, escritórios e galerias. Flora 22 está oficialmente classificado como patrimônio histórico devido à importância de sua arquitetura. O desafio foi, assim, transformar o uso e a densidade do edifício, preservando o seu valor histórico e estético.

© Livia Radwanski

Fatores sísmicos colocaram um desafio adicional, desde que o bairro de La Roma foi construído ao longo de um leito drenado de um lago, e sofreu grandes danos durante o terremoto de 1985 da Cidade do México. A estrutura do edifício foi afetada pela sedimentação irregular causada pelo colapso de edifícios vizinhos, demandando uma renovação completa.

© Livia Radwanski

A casa foi reconfigurada para acomodar três apartamentos, mantendo mais do que 70% de sua estrutura original. Estrutura de Steel framing fortalece as partes mais vulneráveis da estrutura, permitindo estruturar um terceiro pavimento. A maioria das vigas de madeira originais foram preservadas, e agora trabalham em conjunto com o aço: os novos componentes apoiam os elementos recuperados, e aquelas por sua vez, protegem a presença autêntica da casa original.

© Livia Radwanski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Flora 22 / Despacho22" [Flora 22 / Despacho22] 25 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764290/flora-22-despacho22> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.