Casa La Santina / Bisio Arquitectos

© Gonzalo Viramonte

Casa La Santina / Bisio Arquitectos - Mais Imagens+ 23

© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa concebido para o projeto apresenta duas vertentes de inspiração e ideias para sua configuração: os condicionantes físicos de espaços necessários para a composição familiar atual.

Planta Baixa Térreo

O primeiro precisava de uma casa/escritório, compartimentada em três setores quase independentes: Um escritório profissional, o corpo principal da casa com cozinha, sala de estar/jantar e quarto principal com suíte e por último a ala dos 'jovens universitários', com comunicação interna, e entrada independente a partir do estacionamento. Para complementar este esquema, as garagens abertas da frente seriam integradas com as galerias posteriores, o deck com piscina e terraço panorâmico com gazebo e churrasqueira.

© Gonzalo Viramonte

Os primeiros esboços apareceram com força e clareza influências de Le Corbusier e seus famosos cinco pontos para uma nova arquitetura.

© Gonzalo Viramonte

Com este caráter é que foi projetado o escritório, praticamente sobre pilotis, sobre a garagem aberta com capacidade para quatro carros, integrada ao espaço aberto.

© Gonzalo Viramonte

O volume principal com planta livre de sala de estar/jantar e cozinha conta com o núcleo fixo de banheiros, com panos de vidro em todas as orientações, com um pé-direito duplo na sala de estar. A partir desta, pode-se visualizar o segundo andar uma circulação que faz as vezes de varanda e abriga uma importante biblioteca de um lado, e do outro, um jardim elevado que atravessa o espaço de estar de norte a sul.

© Gonzalo Viramonte

Este jardim superior se materializa com panos de vidro em direção à sala de estar e os brises de madeira em direção à oeste. Este corpo principal se complementa com uma galeria, vinculada à área de lazer externa, o deck de madeira e a piscina. Como pivô de articulação entre o escritório e a casa, o volume das escadas comunica os pavimentos e o estúdio com uma ponte e o terraço-mirante que conta com uma esbelta pérgola de chapas metálicas e madeira, apoiada em uma única coluna.

© Gonzalo Viramonte

Este terraço - projetado com a ortodoxia de Le Corbusier, proposta nos cinco pontos - oferece uma vista do edifício excepcional e é utilizada como um verdadeiro mirante com uma pérgola com cobertura, churrasqueira e mesa.

Planta Baixa Primeiro Pavimento

O segundo pavimento conta com a circulação-biblioteca, com saída para o terraço e a suíte do casal. Este dormitório principal também possui dimensões suficientes para abrigar um pequeno estar, e seus parâmetros externos e internos foram criados com panos de aberturas horizontais, que permitem a visualização de todas as orientações, exceto a sul.

© Gonzalo Viramonte

Por último, o terceiro volume no térreo corresponde ao 'hotel dos jovens' que se comunica com a casa por uma circulação envidraçada com o estar, e conta com um acesso independente a partir da garagem.

© Gonzalo Viramonte

São quatro dormitórios, alinhados e comunicados com uma circulação em vidro que serve como espaço de estar do setor. Os dormitórios se abrem através de portas-janelas ao lado da piscina. O desenho linear desta seção foi ressaltado com uma iluminação zenital contínua. O exterior se integra ao jardim com vidro temperado do piso ao teto e brises verticais de madeira, sobre uma plataforma de concreto em balanço.

© Gonzalo Viramonte

Quanto ao tratamento estético e questões de tecnologia, foram utilizados tijolos portantes com estrutura de concreto resistente à terremotos rebocados e pintados de branco. Alguns elementos mantiveram o concreto aparente e o vidro temperado no escritório, escadas e circulações.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Santina / Bisio Arquitectos" [Casa La Santina / Bisio Arquitectos] 23 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763799/casa-la-santina-bisio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.