Casa Na Mouraria / José Andrade Rocha

Casa Na Mouraria / José Andrade Rocha - Mais Imagens+ 22

Lisboa, Portugal
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa no bairro histórico da Mouraria, sofreu alterações ao longo dos anos que compartimentaram o espaço, fazendo com que a relação com a rua se estabelecesse com alguma desarmonia e os espaços comuns se relacionassem com os restantes de forma ambígua.

© Ricardo Oliveira Alves

A intervenção pretendeu por isso abrir a área social à rua, unindo sala e cozinha num gesto que preenche a extensão total da fachada, e resguardar os quartos, passando-os para tardoz, possibilitando a serenidade ou a agitação, em momentos distintos. 

© Ricardo Oliveira Alves

A preservação e recuperação dos materiais tradicionais, tais como as carpintarias e trabalhos de gesso, foram uma premissa do projeto, que pretendeu harmonizar a pré-existência e os novos elementos.

Planta Baixa

Por se tratar de uma habitação com apenas 55 m², o espaço de circulação limitou-se à sua dimensão mínima - uma “caixa” que se abre ou fecha para o espaço comum, racionalizando a distribuição para os restantes espaços, mais privados.  A nova configuração, mais flexível, proporciona intimidade ou abertura –como se queira viver.

© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Na Mouraria / José Andrade Rocha" [Casa Na Mouraria / José Andrade Rocha] 11 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763602/casa-na-mouraria-jose-andrade-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.