Casa Águila Sur / Claudio Rojas

Casa Águila Sur / Claudio Rojas - Mais Imagens+ 18

Paine, Chile
  • Colaboradores: Alex Robles del Sol (Chile), Yaatzil Ceballos (México), Jorge Zúñiga (Peru)
  • Texto: Claudio Rojas
  • Cidade: Paine
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal e seus dois filhos queriam uma casa de fim de semana no campo, a apenas 40 minutos de Santiago. A exigência foi a seguinte: os espaços públicos devem ser livres e abertos para o exterior e separados do privado. Os espaços público e privado devem funcionar de forma independente.

© Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli

O terreno escolhido pelos proprietários está localizado dentro de uma área ecológica protegida com vegetação típica e animais selvagens, na região central do Chile. Além disso, o terreno tem um declive íngreme que permite uma vista deslumbrante de todo o vale de Angostura de Paine.

© Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli

O acesso ao local é orientado do sul para o norte, na direção da inclinação da encosta. Isto levou ao posicionamento de dois volumes: um no nível de acesso e outro no nível inferior. Um em cima do outro, deslocados, gerando um amplo terraço na cobertura do nível mais baixo, permitindo a expansão de dentro para fora, aproveitando a inclinação e a excelente vista sobre o vale.

© Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli

Por isso, escolhemos a parte do terreno com inclinação mais suave e com menos vegetação para intervir e construir, a fim de diminuir o impacto sobre o solo e o meio ambiente.

Planta Baixa Nível Acesso

O nível de acesso inclui a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar, o banheiro de hóspedes e a adega, que se articulam em um grande espaço integrado, livre e diversificado, que é totalmente aberto para a vastidão da paisagem através do terraço voltado para o norte, permitindo que a luz natural entre em todo o espaço interior.

© Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli

O nível inferior possui total uso independente e se conecta ao nível de acesso por uma discreta escada. Aqui estão todos os espaços privados, como o dormitório de hóspedes, a sala de estar, o banheiro e o dormitório principal. O dormitório principal avança na encosta procurando a melhor vista e é separado dos outros espaços para acentuar ainda mais a sua privacidade, gerando uma maior expansão do terraço do nível superior.

© Ximena Fuentealba + Jacqueline Staforelli

O revestimento da casa é totalmente em madeira de pinho local, que se mistura com as cores da terra e da vegetação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Águila Sur / Claudio Rojas" [Casa Águila Sur / Claudio Rojas] 12 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763432/casa-aguila-sur-claudio-rojas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.