Edifício Redline / Pietri Architectes

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 2 de 15Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 3 de 15Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 4 de 15Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 5 de 15Edifício Redline / Pietri Architectes - Mais Imagens+ 10

La Seyne-sur-Mer, França
  • Arquitetos: Pietri Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Equipe De Projeto: Pietri architects, BET Yves Garnier, BET Qualiconsult, Marseille aménagement, Néo Paysages, Veritas
  • Cidade: La Seyne-sur-Mer
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 5 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

Do croqui à finalização

A obsessão de sempre ser capaz de ver o mar de onde quer que estejamos dentro da residência orienta nossos primeiros desenhos e nunca deixa de inspirar a forma da edificação. Como tal, a composição do Redline não poderia tolerar um único bloco sólido, que se tornaria um obstáculo e impediria que a metade das 59 unidades habitacionais tivessem vista para o mar. Usando este estudo do terreno como ponto de partida, e estabelecendo a vista ao norte, onde está a Baía de Toulon, desenhou-se um edifício que se divide em dois ao longo de um pátio que vai de leste a oeste.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 4 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

Esta organização espacial leste/oeste outorga uma multiplicidade de comodidades, com apartamentos que possuem ambos pontos de vista posterior e frontal e um pátio ao ar livre desenhado para ventilar e tirar o máximo proveito da vista. O mirante, uma espécie de janela socialmente aceitável na cidade, serve como ponto de observação.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 7 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

Cada século possui seu período de reconstrução. Vinte e cinco anos depois do fechamento dos estaleiros (1989), La Seyne-sur-Mer está experimentando uma requalificação real a fim de diversificar suas atividades, em particular o turismo de praia. Este desenvolvimento econômico fomenta ao complexo Var, reconstruindo seus terrenos baldios e restaurando seus espaços urbanos na costa, ao longo da qual está o esplêndido passeio Toussaint-Merle.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 11 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

O Redline - 59 apartamentos, de lofts até apartamentos com 5 salas - é uma parte deste renascimento urbano. Orientado em direção a Toulon e a Baía de Vignettes, um dos maiores da Europa, o Redline está ajustado levemente atrás do futuro Jardim de Outono situado onde eram os antigos estaleiros. Ele é composto por três partes separadas, uma massa esculpida de concreto, na qual são erguidas duas alas.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 8 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

O projeto também pode se diferenciar na sua preocupação para com seus usuários e o meio ambiente:

Requisitos de conforto: todos os apartamentos possuem vistas frontais e posteriores e são ventilados naturalmente, por isso não existe "fachada posterior" como tal. A largura e a profundidade dos terraços oferecem uma visão clara e sem obstáculos ao passeio marítimo. As passarelas áreas são feitas em concreto protendido; permitindo o acesso aos apartamentos ao leste, já que os elevadores estão no edifício oeste.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 6 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

As prerrogativas da cidade: as fachadas exteriores são pontuadas com separações, que servem como armários de armazenamento a fim de evitar qualquer contaminação visual das ruas.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 10 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

As normas da diversidade e desenvolvimento sustentável: o pátio central ajardinado sobre uma laje de concreto (impermeabilidade, drenagem, resistência a intempéries). Por baixo dela está um estacionamento bem ventilado com comércios no térreo.

Edifício Redline / Pietri Architectes - Imagem 15 de 15
Cortesia de Pietri Architectes

O pátio, o mirante e as passarelas convidam a contemplação da paisagem - por um lado o Jardim de Outono e por outro a Baía de Toulon.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Seyne-sur-Mer, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Redline / Pietri Architectes" [Redline / Pietri Architectes] 13 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763325/edificio-redline-pietri-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.