Reforma de Apartamento Duplex / Ameneiros Rey | HH Arquitectos

Reforma de Apartamento Duplex / Ameneiros Rey | HH Arquitectos - Mais Imagens+ 7

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção consistiu no projeto de reforma de um apartamento-estúdio nos dois últimos pavimentos de um edifício residencial construído no final dos anos 90, cujos últimos andares, originalmente independentes, nunca chegaram a ser habitados. Procurou-se agrupar estes dois pavimentos para conformar um único apartamento com uma área destinada ao estúdio/escritório.

© Héctor Fernández Santos-Díez

Aproveitando o diáfano do pavimento superior e seu terraço, conecta-se a sala de estar, sala de jantar e uma caixa de madeira que acomoda a cozinha. O gradiente de intimidade (pavimento superior com sala e pavimento inferior com os dormitórios) é interrompido através de um lugar destinado ao escritório/estúdio no pavimento inferior, diferenciado em sua formalização e materialidade. Neste pavimento, uma divisória branca curva oculta os dormitórios e banheiros, enquanto que uma série de ripas feitas de pinos desvelam este espaço aberto destinado ao trabalho.

Cortesía de Ameneiros Rey | HH Arquitectos

No pavimento inferior foram utilizados materiais e texturas suaves, cores contrastantes e uma iluminação marcada e integrada. O programa funcional compreende um dormitório principal tratado como suíte e um dormitório secundário por trás de uma grande porta de correr e delimitado pela divisória do estúdio. Exceto o dormitório principal, os outros cômodos poderão intercambiar usos, sendo flexíveis. No futuro, se propõe a possibilidade de incrementar a intimidade fornecida pela divisória de madeira com uma tela ou cortina. Os usos se alteram com o passar do tempo, por isso foi proposto um esquema aberto e adaptável.

© Héctor Fernández Santos-Díez

Conectando o pavimento superior, uma escada de concreto aparente polido antecipa a mudança no tratamento dos acabamentos.

Cortesía de Ameneiros Rey | HH Arquitectos

No pavimento superior, as texturas ganham protagonismo, empregando tijolo aparente pintado, laje de concreto unidirecional pintado, parapeito de aço negro, etc. Duas clarabóias de concreto aparente criam focos extras de luz natural no interior da moradia. O primeiro, na chegada do pavimento superior: piso de vidro sobre vigas de concreto. O segundo, uma abertura no piso da sala, que permite olhares indiscretos ao lavabo do pavimento inferior.

© Héctor Fernández Santos-Díez

Neste pavimento, uma caixa de madeira acomoda a cozinha que se abre ou se fecha totalmente à sala de jantar. A porta converte-se em mesa e o balcão torna-se um bar. A madeira tratada termicamente serve de contraponto ao branco predominante. Os móveis feitos sob medida para sala, dormitório, banheiros e cozinha, assim como as estantes, prateleiras, maçanetas, bancos, mesas, aparadores... personalizam e distinguem o apartamento.

© Héctor Fernández Santos-Díez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:A Estrada, Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Apartamento Duplex / Ameneiros Rey | HH Arquitectos" [Reforma de Apartamento en dos plantas / Ameneiros Rey | HH Arquitectos] 03 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762923/reforma-de-apartamento-duplex-ameneiros-rey-hh-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.