Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos

Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Imagem 2 de 25Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - JanelaCasa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, FachadaCasa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, FachadaCasa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Mais Imagens+ 20

Florianópolis, Brasil
  • Arquitetos: Jobim Carlevaro Arquitetos; Jobim Carlevaro Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  686
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rô Reitz
Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, Fachada
© Rô Reitz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno com 18 x 34m o critério de organização foi de proporcionar as melhores vistas para a baia do Cacupé organizando o programa com as áreas de estar e jantar no Pavimento Superior, os dormitórios no pavimento Térreo e serviços com garagem no Subsolo. 

A casa foi dividida em duas peças formadas por um volume inferior que apoia visualmente os planos de piso e cobertura do pavimento superior que se projetam em balanço na fachada frontal.

Corte Longitudinal

A organização da garagem ocultada desde a rua e com acesso lateral cria uma fachada frontal com menos elementos diferenciando claramente o critério de implantação no terreno com o corpo do pavimento térreo em balanço na parte mais baixa do mesmo. 

O platô de acesso foi concebido como um plano independente criando o primeiro ponto de observação para o mar através de uma transição simples entre a rua fortemente inclinada e a casa. 

Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Imagem 2 de 25
© Rô Reitz

A solução construtiva com laje nervurada e pilares de concreto aparente permitem os vãos adequados para a organização dos ambientes e separação da estrutura do plano de vidro das fachadas criando autonomia entre os sistemas de suporte e fechamento.

Os materiais utilizados buscam a combinação entre madeira Itaúba, vidro incolor, caixilho de alumínio na cor RAL 7024 e detalhes em pastilha cerâmica na cor preto e branco. São combinações que usamos em vários projetos criando um palheta de cores simples buscando forte impacto visual e controle cromático.

Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela, Fachada
© Rô Reitz

A piscina com borda infinita foi localizada na esquina do pavimento superior como extensão das áreas de living e espaço gourmet possibilitando o melhor aproveitamento das vistas para o pôr do sol que a baia do Cacupé propicia. 

O corredor que organiza o acesso aos dormitórios foi orientado para o poente relacionando com o exterior com transparência e acabamento das paredes com painel em MDF que dissimulam as portas de acesso aos quartos, depósito, elevador e armários. 

Planta - Térreo

Buscamos sempre uma relação profunda entre interior e exterior de forma a garantir a maior integração possível com as vistas e a natureza. Este talvez o maior desejo de todas as pessoas: viver a vida disfrutando o que o ambiente natural pode oferecer em uma casa organizada e bem posicionada nos limites geográficos disponíveis.

Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos - Janela
© Rô Reitz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LB / Jobim Carlevaro Arquitetos" 26 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762774/casa-lb-jobim-carlevaro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.