Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro

Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 2 de 37Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 3 de 37Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 4 de 37Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 5 de 37Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Mais Imagens+ 32

  • Colaboradores: Sónia Martins, Rui Pedro Santos
  • Construtora: Tecniarte
  • Pavimentação: Hakwood, Bolon
  • Sanitário E Equipamentos: LX | concept, Barmat
  • Mobiliário: VectorMais, Poltrona Frau
  • Iluminação: Light Design
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 5 de 37
© José Pinto Ribeiro | Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido num edifício de escritórios emblemático e recém inaugurado em Lisboa, a sede desta Sociedade de Advogados Internacional distingue-se pela contemporaneidade do espaço.

O programa para o Escritório previa uma área de clientes, com salas de reunião, auditório e um pátio exterior para eventos, bem como gabinetes de trabalho individuais, duplos e de grupo e espaços de apoio.

Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 29 de 37
Planta Baixa

O espaço escolhido para a nova Sede divide-se em 4 pisos, de aproximadamente 1000m2 cada, e um pátio exterior com 350m2.

A forma em arco da planta do edifício onde o escritório se insere imprime ritmo e movimento, realçado pelos nichos das duplas portas de pivotantes em MDF Valchromat preto, que dão acesso aos diversos gabinetes e salas de reunião ao longo dos corredores

Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 22 de 37
© José Pinto Ribeiro | Fotografia

A entrada principal é feita pelo piso 0, diretamente do atrium do edifício.

Aqui estão situadas as Salas de Reuniões para clientes, Sala de Conselho, Biblioteca e alguns gabinetes de advogados. A relação visual direta com um relvado verde de 3500m2 e a proximidade ao palacete original do final do séc XIX transportam-nos imediatamente para um universo bem distante do contexto de cidade atribulada que deixamos à porta do edifício.

A Biblioteca é o elemento principal deste espaço, com um protagonismo enfatizado pelas paredes de vidro e as grandes estantes em carpintaria preta, forradas de livros. A sala de Reunião do Conselho impõe-se pela sua dimensão.

Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 4 de 37
© José Pinto Ribeiro | Fotografia

A escada elíptica surge como elemento central, em movimento, que rasga as lajes e unifica todos os pisos. Convida-nos a espreitar e dá-nos a conhecer a dimensão real do espaço que se prolonga para cima em 2 pisos de gabinetes e, para baixo, num Foyer e Auditório com duplo pé direito e acesso directo a um pátio exterior com 350m2. Neste piso existe, ainda, uma cafeteria interna, também com acesso ao pátio.

No Auditório as portas pivotantes em MDF Valchromat preto com 5m de altura e o pavimento desenhado em bolon conferem irreverência a este escritório que se quer sóbrio e minimalista.

Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 7 de 37
© José Pinto Ribeiro | Fotografia

A paleta cromática das zonas de trabalho baseia-se no preto das carpintarias em contraste com o branco da paredes em gesso cartonado. A iluminação cuidada, realça as formas e dá vida a cada pormenor.

Os diversos tons de cinzento intermédios e alguns apontamentos de madeira e vidro transparente ou lacado surgem sobretudo nas áreas destinadas a clientes ou nas áreas de lazer internas.

Nos pisos superiores o escritório desenvolve-se através de um eixo central, um corredor  em arco, onde o fim não se descobre e que funciona como espinha dorsal de distribuição para os vários gabinetes.

Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro - Imagem 6 de 37
© José Pinto Ribeiro | Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório de Advocacia Miranda / Rita Pinto Ribeiro" [Miranda Law Firm / Rita Pinto Ribeiro] 10 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761922/escritorio-de-advocacia-miranda-rita-pinto-ribeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.