Casa PCF / Pérez Cepeda, Francesconi

Casa PCF / Pérez Cepeda, Francesconi - Mais Imagens+ 18

O pátio - projeto arquitetônico

A proposta é sustentada na interpretação das condições particulares e formas de vida desenvolvidas ao longo do processo de habitar um lugar, marcado pelas relações de uma adaptação natural às características climáticas, sócio-econômicas e culturais de seu lugar de pertença.

© Federico Cairoli

O conceito de preexistência física e cultura é essencial para assegurar o êxito da residência em sua capacidade de conformação de espaços de relação do homem com seu entorno íntimo e de relação social em maior escala.

© Federico Cairoli

Assim, a aposta conceitual consiste na releitura e potencialização do conceito de pátio como um tradicional critério de ocupação do lote, ao redor do qual a casa é estruturada.

© Federico Cairoli

Este pátio atua, não apenas como um espaço exterior capaz de gerar iluminação e ventilação aos ambientes, mas que se transforma num espaço vital da vida da residência, se transformando numa habitação "a céu aberto".

Planta

Adaptabilidade

A casa está pensada como uma plataforma de transformação constante. A partir da equação pátio + módulo de serviços + ambiente existente + módulo novo, é possível articular diferentes respostas cotidianas, adaptáveis ao dia-a-dia e aos imprevistos.

Tecnologia

A lógica construtiva adotada deriva em conjugar variáveis tão díspares como o de incluir a autoconstrução, os processos construtivos não tradicionais, e de aproveitamento e reciclagem do existente.

© Federico Cairoli

O trabalho da carpintaria acentua a planta livre do corpo principal possibilitando sua integração total com o pátio no térreo enquanto no pavimento superior, outorga privacidade e independência através de aberturas que são fechadas por painéis perfurados.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PCF / Pérez Cepeda, Francesconi" [Casa PCF / Pérez Cepeda, Francesconi] 07 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761786/casa-pcf-perez-cepeda-francesconi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.