Casa Nieto / ARP Arquitectos

Casa Nieto / ARP Arquitectos - Mais Imagens+ 22

Falda del Carmen, Argentina
  • Arquitetos: ARP Arquitectos; ARP Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  233
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Cálculo Estrtural: Edgar Morán
  • Equipamento Móvel: Estudio Enbruto
  • Arquitetos Responsáveis: Pablo González, Nahuel Villagra
  • Cidade: Falda del Carmen
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante do desafio de desenhar uma casa, foi inevitável nos perguntarmos: como HABITAMOS hoje nossos lares, como o faz um casal que constituirá uma família? Como o fariam de modo sustentável? E em consequência, como projetar em relação à estes questionamentos?

© Gonzalo Viramonte

Nesta busca nos posicionamos para propor como ideia-conceito uma arquitetura que possa ser construída e mantida no tempo, otimizando os recursos humanos locais, trabalhando com materiais nobres e de baixa manutenção, e sobretudo aproveitando ao máximo as energias naturais (luz natural, bom isolamento e ventilações cruzadas).

© Gonzalo Viramonte

Implantação

Em um lote de 15,00 m de frente e 35,00 m de comprimento, localizado em uma condomínio fechado nos arredores de Córdoba, está a casa de um volume compacto, no eixo norte-sul, acompanhando a longitudinalidade do terreno. O desafio que encontramos frente à sua lógica de uso é sem dúvida a dualidade: trabalhar na cidade - residir no subúrbio rural.

Planta Baixa

Desenhar nestas "novas" células urbanizadas supõe entender a priori a necessidade, dos habitantes que escolheram morar ali, de chegar ao espaço de descanso de desconexão como premissa suprema; é por isso que a casa possui esta implantação de quase encaixar-se entre a vegetação existente e elevando-se um pavimento, para vivenciar não por baixo, mas sim entre a vegetação.

© Gonzalo Viramonte

Programa

Se desenvolve em três níveis: um pavimento de acesso e social/coletivo por excelência, um primeiro pavimento privativo para dormir e um entre-nível, que conta com um depósito, um escritório, uma extensão da churrasqueira... um refúgio para os que ali habitam.

© Gonzalo Viramonte

Relação com o entorno

Identificando a fachada sul como aquela de frente para a rua, a casa se mostra intimista em sua expressão em relação ao público, qualificada por uma parede de concreto aparente de 25 cm de espessura que se impõe no primeiro pavimento; coloca-se a abertura da fachada na orientação norte, o qual permite uma boa insolação nas diferentes estações do ano e horários do dia, onde o recurso de projeto empregado como filtro e proteção são planos horizontais de concreto aparente.

© Gonzalo Viramonte

As aberturas das fachadas leste e oeste geram ventilação cruzada em todo o interior da casa, alcançando uma condição de conforto passivo, sem necessidade de recursos mecânicos. As aberturas da fachada oeste, por sua vez, são menores e estão localizadas 1,50 m acima daquelas da fachada leste, isto permite que o ar quente que sobe no pé direito duplo saia mais rápido pelo efeito Venturi e a casa permaneça fresca nas estações mais quentes.

Corte

Materialidade

A casa constitui de 60% de concreto armado em sua estrutura, além de alguns elementos de metal e madeira em divisórias internas. 

© Gonzalo Viramonte

A reflexão se foca na busca de materiais nobres que se expressam de maneira autêntica e perseguem não apenas a síntese da forma mas também sua durabilidade em relação à necessidade dos usos.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nieto / ARP Arquitectos" [Casa Nieto / ARP Arquitectos] 16 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761625/casa-nieto-arp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.