Complexo Social em Alcabideche / Guedes Cruz Arquitectos

Complexo Social em Alcabideche / Guedes Cruz Arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Guedes Cruz Arquitectos; Guedes Cruz Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9956
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dierre, Jofebar
  • Colaboradores: Patrícia Maria Matos, Nelson Aranha, Tiago Rebelo, João Simões, Isabel Granes
  • Estrutura: PPE
  • Instalações Especiais: Espaço Energia
  • Paisagismo: Paula Botas
  • Consórcio Construção: FDO + JOFEBAR
  • Fiscalização: Mace
  • Autores: José Guedes Cruz, César Marques, Marco Martinez Marinho
  • Cidade: Alcabideche
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Portugal não é um país do mediterrâneo, mas o seu domínio pelos povos do sul, romanos e árabes, deixou-nos uma cultura e um estilo de vida meridional, onde existe equilíbrio entre a privacidade e a vida em sociedade.

© Ricardo Oliveira Alves

O Complexo Social de Alcabideche é um equipamento promovido pela Fundação Social do Quadro Bancário de elevada qualidade urbana e paisagística que pretende ajudar a preencher uma lacuna no sistema de apoio à terceira idade.

Implantação

Localizado na área metropolitana de Lisboa, vizinho de uma área urbana de gênese ilegal e de campos rurais, o complexo social de Alcabideche com um total aproximado de 10.000 m2 de área de construção pretende reconstituir um estilo de vida mediterrânico em que os espaços exteriores de ruas praças e jardins se constituem como o prolongamento da própria casa.

© Ricardo Oliveira Alves

Neste projeto concluído em 2012, uma malha regular com modulação de 7,5m suporta uma estrutura construída de 52 casas e um edifício de apoio.

© Ricardo Oliveira Alves

Como numa Medina as ruas de diferentes larguras são reservadas aos peões que se deslocam de dia na proteção das sombras dos volumes das casas e de noite orientadas pela luz que delas emana.

© Ricardo Oliveira Alves

As coberturas translúcidas acendem ao fim do dia em grupos de 10, alternadamente, distribuídas pela área do complexo iluminando de forma subtil e regular, ruas praças e jardins.

© Ricardo Oliveira Alves

Cria-se um ambiente calmo mas alegre que permite aos utentes circularem à noite sem preocupações nem constrangimentos entre as diferentes níveis e espaços do complexo.

Planta Baixa

As coberturas das unidades de alojamento tem outras funções. Em caso de urgência os utentes podem ativar um dispositivo de alarme que alerta a central de segurança localizada no edifício central e a luz da cobertura altera-se, a grande caixa branca passa a encarnada.

© Ricardo Oliveira Alves

Finalmente o equilíbrio ambiental no interior das unidades de alojamento deve-se às capacidades de reflexão da caixa branca da cobertura e à eficiência térmica  da almofada de ar, criada entre esta e a área habitável contida na base de concreto aparente.

© Ricardo Oliveira Alves

O edifício central, dentro da mesma modelação e princípios, contem todos os serviços comuns necessários  para manter um bom funcionamento e qualidade de vida.

© Ricardo Oliveira Alves

A preocupação relativamente ao reaproveitamento de recursos naturais refletiu-se também na utilização da água de um nível freático subterrâneo,  que surgiu quando da execução das fundações para rega das áreas ajardinadas e lavagem de ruas e caminhos de peões, contribuindo também para a redução dos custos de exploração do equipamento.

© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alcabideche, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Social em Alcabideche / Guedes Cruz Arquitectos" [Social Complex in Alcabideche / Guedes Cruz Arquitectos] 04 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761557/complexo-social-em-alcabideche-guedes-cruz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.