Casa Hohlen / Jochen Specht

Casa Hohlen / Jochen Specht - Mais Imagens+ 25

Dornbirn, Áustria
© Adolf Bereuter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente construído em 1961, o edifício está situado em uma colina em Dornbirn, Áustria. O terreno, que é protegido no lado ascendente por um pequeno bosque, oferece uma vista espetacular sobre o delta do Reno e o lago Constance.

© Adolf Bereuter

Em 2012, com uma superfície de 85 m², a residência tornou-se muito pequena para seus quatro habitantes e teve de ser essencialmente expandida. Inicialmente, a "Haus Hohlen" foi destruída, pelo fato de que a cantaria existente era a única estrutura construída do edifício que valia a pena preservar. Acessórios obsoletos e reformas ineficazes foram desmanteladas. Dada a necessidade de aumentar a quantidade de espaço e renovar a fachada, surgiu a ideia de construir um novo envoltório para a edificação com uma certa distância ao redor da antiga casa. A madeira leve escolhida oferece todas as vantagens das estruturas modernas de madeira: alto nível de pré-fabricação, construção rápida, sustentabilidade e um clima interior agradável. A construção da estrutura de madeira foi pensada como um constraste espacial da estrutura sólida existente. O telhado anterior foi ampliado em 4 metros para as margens laterais e 1,5 metros nos beirais.

Corte

Devido à posição da "Hohlen Haus" em meio a um entorno natural, utilizou-se uma grande quantidade de vidro. Janelas proporcionais oferecem vistas magníficas para o vale e para o bosque. Juntamente com fechamentos de parede dispostos de forma aleatória, as janelas geram um modelo sofisticado de fachada que se oferece tanto para os espaços abertos como os mais protegidos no interior. Internamente, foi importante manter reconhecível a estrutura da antiga casa dentro da nova: janelas antigas foram convertidas em corredores, uma janela antiga da cozinha tornou-se uma passagem; outra janela foi transformada em um nicho para uma bacia.

© Adolf Bereuter

A nova pele do edifício, com um isolamento avançado, altamente efetivo e de envidraçamento triplo, garantem um consumo de energia muito baixo. Este é feito com materiais orgânicos como fibra de madeira ou de espuma de vidro. Uma nova bomba de calor equipada com sondas geotérmicas substitui a calefação a óleo existente. Todos os ambientes estão equipados com calefação através do piso, portanto uma nova camada de material era necessária para toda a edificação. A superfície do piso foi simplesmente lixada, não foi utilizado nenhum tipo de piso adicional. Assim, uma nova superfície de piso homogêneo conecta visualmente as partes antigas e as novas da construção. A nova fachada possui um sistema estrutural de madeira e alumínio. Todas as partes não envidraçadas são preenchidas com painéis de madeira cobertos por um revestimento permeável de vapor d'água, bastante utilizado na construção de barcos. A cor escura harmoniza com a floresta ao fundo.

© Adolf Bereuter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hohlen / Jochen Specht" [Haus Hohlen / Jochen Specht] 16 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761484/haus-hohlen-jochen-specht> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.