Centro Cultural Les Quinconces / Babin+Renaud

Centro Cultural Les Quinconces / Babin+Renaud - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Babin+Renaud; Babin+Renaud
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cécile Septet
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond
  • Arquiteto Associado: Oab
  • Pesquisa Técnica Hidráulica E Estrutural: Grontmij Sechaud Bossuyt
  • Pesquisa Técnica Paredes: Vs-A
  • Orçamentos: Tohier
  • Acústica: Ase International
  • Palco: Daniel Darbois
  • Oficina De Palco: Pascal Payeur
  • Arquiteto Paisagista: Michel Desvigne
  • Luminotécnico: Light Cibles
  • Organização Multiplex E Vozes: Ora Ïto
  • Cliente: Le Mans
  • Custo: €75.40 m
  • Cidade: Le Mans
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Cécile Septet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Muito esperado pelos cidadãos, o complexo cultural "Les Quinconces", projetado por Éric Babin e Jean-François Renaud ocupou um lugar importante na vida cultural e social de Le Mans desde sua abertura.

Site Plan

Ergue-se como uma interface entra as árvores da "Esplanade des Quinconces" que é o lugar da cidade destinado aos grandes eventos e a "Place des Jacobins" que recebe três vezes por semana um mercado ao ar livre. Situado abaixo da abside da catedral de Saint-Julien, na frente dos tribunais que foram construídos na década de 1980 e um grupo de edifícios residenciais com o comércio nos térreos e do Palácio "Comtes du Maine" hoje utilizado como câmara municipal.

© Cécile Septet

Um condensador social e urbano

Nesta localização abundante de patrimônio arquitetônico, o novo edifício consolida sua modernidade sem cair na monumentalidade nem ostentação volumétrica. Incorporado no tecido urbano geométrico do centro da cidade e suas dimensões, apresenta dois volumes sóbrios, bem definidos sob uma mesma cobertura que se define horizontalmente como uma faca afiada. 

Floor Plan

O Teatro Municipal, um edifício “blue-ribbon building", se alguma vez houve um, se encontra à direita, envolto em uma camada envidraçada de textura vertical.

À esquerda, revestido com uma bela pedra branca, está a parte visível do complexo de cinema.

© Cécile Septet

Ligeiramente retirado, o multiplex possui em sua frente uma praça de pedra que tem vistas para a catedral. Antes e depois de cada apresentação ao vivo ou um filme, esta área protegida está cheia de espectadores e pedestres, repleto de um constante movimento.

Este novo e muito concorrido espaço público dá um amplo deck de madeira que está em balanço por sobre a esplanada de Quinconces, no mesmo nível das folhagens das árvores.

Diagram

Versátil e Modulável

À medida que se adentra o foyer do teatro a partir da praça, o espectador logo sobe um pavimento ao grande hall que tem vistas espetaculares e sem obstruções da "Place des Jacobins" e da Catedral. O teatro está coberto por elementos de madeira de tons claros no exterior e nos interiores por tons mais escuros, também de madeira. É expansível, contém um balcão e possui capacidade para 830 pessoas com uma excelente visualização. É um espaço multiuso que pode ser utilizado para obras de teatro, espetáculos de dança, canto lírico e ópera. Os vestiários se encontram atrás do cenário em vários níveis, enquanto que sob a praça se encontram os artistas que tem vista para um pequeno jardim.

© Cécile Septet

Uma sala de ensaio se encontra no sentido oposto do terraço com vistas à esplanada de Quinconces. Pode ser aberta ao público, assim como para apresentações. Uma galeria de exposições e sala de reuniões também estão incluídas no mesmo volume, o último dos quais se abre para um segundo pátio arborizado. Estes três espaços se abrem à esplanada de Quinconces através de grandes portas pivotantes e podem funcionar separadamente.

© Cécile Septet

Uma ferramenta sofisticada à serviço de uma política ambiciosa

Em frente ao teatro municipal tem um complexo de 11 salas de cinema. De longe aparenta ser um bloco opaco levitando três metros sobre o solo. O acesso está na praça onde também há um café-restaurante totalmente envidraçado.

O público desce para acessar a bilheteria e salas de cinema no nível inferior. Três deles estão no balanço e são acessíveis por escadas rolantes, os outros restantes estão subterrâneos e se conectam por uma circulação inferior.

Section

Em muitas maneiras o novo complexo urbano e arquitetônico projetado por Eric Babin e Jean-François Renaud - l'Espace Culturel des Quinconces - é tão complexo em suas funções quanto é límpido em sua expressão. É uma ferramenta de precisão servindo como uma política cultural e muito disputado pelos cidadãos de Le Mans em suas festividades e vida cívica.

© Cécile Septet

Eric Babin e Jean-François Renaud são calmos, e até então discretos. Seguem um caminho singular, oferecendo produtos rigorosos e engajados, livre da tirania da moda.

Fundaram seu escritório quase vinte anos após ganhar um concurso europeu que os permitiu construir um projeto de habitação popular para mais de 100 habitantes em Rheims.

© Cécile Septet

Desde que desenvolveram seu estilo arquitetônico que é embasado em seu contexto assim como é abstrato e teórico. Atado ao conceito que um edifício deve ocupar um local próprio quando construído e aperfeiçoar novas tipologias arquitetônicas derivados da análise de cada programa, Babin + Renaud desenvolveram projetos variadas escalas, como habitação, em um tecido social complexo nos arredores de Paris (Saint-Denis, Saint-Ouen), em locais significativamente simbólicos como "Paris' Les Batignolles" ou ainda em "Porte de Montmartre". Também projetam edifícios de uso misto, corporativo ou grandes instalações públicas, como o Centro Cultural de Quinconces, em Le Mans.

Floor Plan

Agora encrustado no coração de 11º Distrito de Paris (11th arrondissement), o escritório tem uma equipe de 20 colaboradores e possui projetos em toda a França. No passado, Éric Babin e Jean-François Renaud também já deram aulas, inicialmente em Lille, Marseilles e Nantes, agora em Rouen e Paris' Belleville respectivamente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Le Mans, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Les Quinconces / Babin+Renaud" [Les Quinconces Cultural Center / Babin+Renaud] 25 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760866/centro-cultural-les-quinconces-babin-plus-renaud> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.