Residência Slate / Affleck de la Riva architects

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 2 de 26Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 3 de 26Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 4 de 26Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 5 de 26Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Mais Imagens+ 21

Laval, Canadá
  • Diretor De Projeto: Richard de la Riva
  • Colaboradores: Richard de la Riva, Gavin Affleck
  • Equipe De Projeto: Brigitte Boudreau, Federico Carbajal, Julie Marchand
  • Engenheiro Estrutural: D.L. Turner Consultants
  • Orçamento: 450000 $CA
  • Cidade: Laval
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 3 de 26
© Alexandre Parent

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Slate foi concebida como uma instalação in situ que revela uma paisagem preexistente. Considerada como uma reconfiguração completa da área, o projeto utiliza a residência como um dos componentes de um todo maior.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 7 de 26
© Alexandre Parent

Situada em Laval, subúrbio de Montreal, o espaço é um terreno residual em uma nova subdivisão de terras históricas. O projeto mantem as características anteriores a esta divisão, incluindo topografia natural, um pequeno córrego e um bosque de caducifólios maduros.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 19 de 26
Planta Baixa - segundo pavimento

Rodeado por lotes cujos terrenos foram modificados para construir moradias, o projeto propõe uma alternativa: a conservação e melhora da paisagem histórica do local e a reafirmação da memória territorial e agrícola.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 2 de 26
© Alexandre Parent

A Residência está em agudo contraste com as moradias das vias que a rodeiam. Orquestrando um descobrimento progressivo da rua suburbana até o pátio interior do bosque e o córrego, a residência é um oásis protegida em um entorno campestre único. Dois volumes ortogonais emolduram o pátio e a mudança natural da rua até o córrego, servindo para deslizar o pavimento inferior abaixo do nível principal. Ambos pavimentos abrem-se lateralmente em direção ao pátio, ao córrego e a o sol sudoeste.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 14 de 26
© Alexandre Parent

O programa é marcado por suas acomodações únicas de estar que incluem uma ampla garagem, um espaço para a coleção de automóveis antigos e um completo apartamento de hóspedes. Situado no térreo, este espaço abre-se diretamente ao pátio, enquanto a área de estar acima está conectada a uma galeria de madeira e uma piscina.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 18 de 26
Planta Baixa - térreo

A construção exterior combina telhas de ardósia natural instaladas através de métodos tradicionais de montagem com vidro plano e aberturas de alumínio. Comumente encontrada na arquitetura religiosa tradicional, a ardósia artesanal se expressa aqui como um material contemporâneo.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 8 de 26
© Alexandre Parent

A residência Slate integra características sustentáveis como geotérmica e a calefação solar passiva, a coleta de água natural, a vegetação com espécies locais e acessórios elétricos de baixo consumo. Ao participar generosamente em sua paisagem, a residência inicia uma conexão fundamental entre o habitante e a história e cultura do lugar.

Residência Slate / Affleck de la Riva architects - Imagem 4 de 26
© Alexandre Parent

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Slate / Affleck de la Riva architects" [Slate House / Affleck de la Riva architects] 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760686/residencia-slate-affleck-de-la-riva-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.