Escola Montessoriana Waalsdorp / De Zwarte Hond

Escola Montessoriana Waalsdorp  / De Zwarte Hond - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: De Zwarte Hond; De Zwarte Hond
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:ScagliolaBrakkee
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hagemeister, Intal
© ScagliolaBrakkee

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da Escola Montessoriana Wallsdorp faz parte do triângulos de escolas no distrito de Benoordenhout. Projetado por De Zwarte Hond, a escola dialoga com o entorno enquanto mantém uma presença única. Seu interior espaçoso e flexível forma uma acomodação dinâmica perfeitamente situada no sistema de educação montessoriano.

© ScagliolaBrakkee

Caracterizada pelas ruas estreitas do entorno e as casas de tijolos de 1930, esse ampla quadra triangular abriga a Escola Montessoriana Waalsdorp, junto com duas outras escolas. A posição da Escola Montessoriana no terreno é definido por duas árvores históricas e o vértice da entrada, uma orientação que fornece à escola dois playgrounds: um espaço convidativo na parte frontal e uma generosa área nos fundos.

© ScagliolaBrakkee

A fachada fortemente perfilada é construída de enormes tijolos de proporções incomuns. As esquadrias são em alumínio anodizado com um perfil distintivamente profundo, e os sombreamentos estão ocultos por trás da maçonaria.

Corte

O sistema de educação Montessoriana requer uma disposição arquitetônica não tradicional. A estrutura principal consiste de três unidades organizacionais, cada uma abrigando um grupo etário específico. Cada unidade possui suas próprias salas de aula, circulações multifuncionais e entrada: os grupos de crianças com idades maiores e mediadas estão em lados opostos do ginásio esportivo no pavimento térreo. Aqui, próximo à entrada principal, a área de atenção extra classe, a sala de brincadeiras, sala de estudos técnicos e refeitório. O auditório conforma o centro do edifício.

© ScagliolaBrakkee

Respondendo diretamente os objetivos pedagógicos do sistema Montessoriano, todas essas características estão conetadas por uma grande "rua" multifuncional que age como local de encontro onde as crianças podem trabalhar e brincarem juntas. Os dois pavimentos estão conectados por três vazios que permitem a luz natural penetrar no interior do edifício.

Planta Baixa Primeiro Pavimento

Devido ao uso extensivo do vidro, e apesar de suas divisões em três unidades - a escola possui um caráter aberto e transparente. O desenho específico de ambas as áreas extra-classe e do ginásio esportivo aprimora suas relações com as outras áreas, e intensifica a sensação de amplidão do espaço e flexibilidade e do edifício.

© ScagliolaBrakkee

Os serviços foram integrados ao longo do desenho espacial. Dutos de ventilação de grande escala, abrigados nos recessos entre as salas de aula e a circulação, conferem ao edifício ar fresco de qualidade, classificado em Class B. A altura do pé direito na 'rua' multifuncional, no auditório e em todas as salas de aula é de 3.40m, comparado à escolas de classificação Class A.

© ScagliolaBrakkee

O detalhamento dos materiais internos e externos recebeu grande atenção no projeto, e foram selecionados apenas materiais que envelhecessem naturalmente bem. O desenho e disposição interna dos ambientes também recebeu atenção redobrada, garantindo a incorporação do método de ensino Montessoriano em todo o projeto. Os painéis em madeira foram projetados para incorporar estantes de livros, ganchos para pendurar casacos, estações de trabalho permanentes e armários. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Utenbroekestraat 6, 2597 PH The Hague, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Montessoriana Waalsdorp / De Zwarte Hond" [Montessori School Waalsdorp / De Zwarte Hond] 13 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759921/escola-montessoriana-waalsdorp-de-zwarte-hond> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.