Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo

Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 27Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 27Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 27Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 5 de 27Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 22

Foz do Iguaçu, Brasil
  • Autores: Arq. Leonardo Damiani Poletti, Arq. Tiago Holzmann da Silva, Arq. Pedro Augusto Alves de Inda
  • Colaboradores: Arq. Fernanda Zucoloto, Arq. Cristiano Moura Loureiro, Arq. Hilton Fagundes Acad., Arq. Camila Vitalli
  • Participantes Da Imersão: Arq. Alice Rauber, Acad. Bibliot. Silvia Maria Puentes-Bentacourt, Acad. Arq. Letícia Fiebig, Acad. Arq. Roberta Alencastro, Acad. Arq. Sabrina Machry, Acad. Arq. Bruna Caldas
  • Fundações: Serviços de Engenharia Ltda.
  • Hidráulica: Projet Serviços de Engenharia ltda.
  • Construção: Tarobá Construções Ltda.
  • Luminotécnica: Projet Serviços de Engenharia ltda.
  • Estrutura De Concreto: Projet Serviços de Engenharia ltda.
  • Estrutura De Madeira: eng. Ms. Everaldo Pletz
  • Electrical: Projet Serviços de Engenharia ltda.
  • Ar Condicionado: Projet Serviços de Engenharia ltda.
  • área De Intervenção: 4.000,00m²
  • Cidade: Foz do Iguaçu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 27
© Saga Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção da nova biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), junto às ruínas do Bloco 1 dos antigos alojamentos dos construtores de Itaipu tem o objetivo de registrar a história da hidrelétrica ao preservar física e metaforicamente a situação na qual o PTI iniciou a sua ocupação na área, explicitando a espetacular revitalização que os antigos barracões dos barrageiros sofreram após a criação do Parque.

Prevista no Plano Diretor do PTI, a construção de uma nova edificação para a biblioteca traz significativa ampliação da área de acervo, pesquisa e consulta, além de dar suporte às atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no Parque. Nas abordagens de todas as etapas do Plano o prédio da biblioteca sempre teve posição destacada. Além da importância que o próprio programa representa para uma instituição que lida essencialmente com desenvolvimento de conhecimento, o sítio escolhido para sua implantação tem simbolismo ímpar com a presença de um dos mais preservados registros da épica construção de Itaipu, na forma dos alojamentos dos barrageiros. Mesmo se encontrando em ruínas, o prédio ainda preservava várias das suas características originais e representava singularmente a história daquele local desde os anos 1970. 

Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 27
© Saga Fotografia

Com a intenção de preservar esse registro e através dele deixar claro para as novas gerações o impacto que a instalação do PTI teve para o local, decidiu-se pela manutenção de parte das ruínas e a preservação das marcas do tempo sobre as estruturas. Assim formou-se o ponto de partida do projeto e seu conceito através do diálogo intertemporal do passado preservado ao futuro prometido através do conhecimento.

Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 20 de 27
Corte

A área das ruínas, após passar por um processo de limpeza e estabilização, vem a se configurar como a entrada principal da edificação, estabelecendo de forma didática o diálogo do visitante com o passado e futuro através das ações do Parque Tecnológico.

A partir do acesso principal, a biblioteca distribui suas atividades entre salas de estudo, áreas administrativas, de apoio, convívio e acervo, criando sucessivas interfaces entre o antigo barracão e o novo prédio. A proposta busca ainda oferecer a maior flexibilidade possível para as atividades da biblioteca e para a organização do seu acervo, áreas de consulta e pesquisa. A adoção de um partido com planta livre na área de acervo permite a organização do espaço interno de maneiras diversas atendendo a demandas especiais, alterações de uso, aumento ou redução de áreas.

Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 10 de 27
© Saga Fotografia

Um gesto de generosidade se estabelece com o intuito de configurar a Biblioteca em um espaço permeável e o projeto prevê a utilização da cobertura como percurso para os usuários do Parque. De modo análogo ao conhecimento, a extensão da biblioteca ultrapassa o seu espaço físico e se integra com o exterior, mesmo em sua cobertura ou na disseminação das atividades da Biblioteca enquanto instituição nas demais áreas do PTI.

Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo - Imagem 21 de 27
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Tecnologico Itaipu - Avenida Tancredo Neves, 6731 - Região Norte, Foz do Iguaçu - PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Paulo Freire / 3C Arquitetura e Urbanismo" [Paulo Freire Library / 3C Arquitetura e Urbanismo] 18 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759196/biblioteca-paulo-freire-3c-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.