Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari

Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Mesa, Cadeira, Prateleira, BancadaApartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Mesa, Janela, Cozinha, Bancada, Cadeira, PiaApartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Imagem 4 de 20Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - CadeiraApartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Mais Imagens+ 15

  • Administração E Coordenação De Obra : Arq. Bruno Goldenberg
  • Fornecedores: Luminárias – Conectalight; Instalações Elétricas - Arte em Cinema; Instalação de ar-condicionado – Eletrofrig; Marcenaria - Projectus Armários e Cozinhas; Papel de Parede: Paper House Decor; Cortinas e Persianas: Casa das Persianas
  • Autoras: Fernanda Albert, Flávia Chiari
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Mesa, Cadeira, Prateleira, Bancada
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 95m² localizado em um prédio do plano piloto na Asa Norte de Brasília foi projetado por duas arquitetas mineiras, com escritório em Belo Horizonte. Além da dificuldade de acompanhar a execução do projeto com frequência, o principal desafio das arquitetas foi lançado logo na demanda: projetar, em um espaço de 26m², toda a área social do apartamento do jovem casal: home office, home theater e sala de jantar. Somado a isso, toda a circulação dessa área deveria atender aos requisitos mínimos de acessibilidade.

Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Janela
© Haruo Mikami

A planta original foi modificada a fim de criar um amplo espaço multifuncional, favorecendo a permeabilidade da luz natural. A sala de jantar, o home theater e o home office convivem em um único espaço, interligados através de uma bancada de trabalho que se transforma em rack e ao mesmo tempo separados por uma divisória. Esta divisória, além de servir como suporte para adornos, atua como base para a mesa de jantar e pano de fundo para o sofá. 

Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Imagem 4 de 20
© Haruo Mikami

Em função do baixo pé-direito, desde os primeiros estudos do projeto houve a preocupação em não colocar forro de gesso, forçando as arquitetas a buscarem alternativas esteticamente agradáveis ao gosto dos clientes e que atendessem a esta demanda específica. Trilhos pendentes que alternam spots de iluminação direta e módulos de iluminação indireta configuram o projeto luminotécnico, permitindo flexibilizar o layout e criar diferentes cenários.

Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Cadeira, Prateleira
© Haruo Mikami

A predominância de tons neutros é quebrada por intervenções pontuais de cor. As paredes são predominantemente brancas, combinadas com alguns planos de acabamento que simula o cimento queimado. Planos amarelos em diferentes superfícies rompem a monotonia do cinza, e a cadeira Panton roxa atua como contraponto complementando a cartela de cores. A utilização de espelhos em painéis e diretamente sobre a marcenaria foi um recurso frequentemente adotado para ampliar o espaço.

Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari - Dormitório, Cama
© Haruo Mikami

Poucos elementos compõem o quarto do casal. Apenas moveis essenciais foram utilizados, em função do pouco espaço disponível. Um painel para TV em madeira, uma cabeceira em couro que alonga o quarto e um espelho ao lado da cama que confere amplitude, compõem o ambiente.

Planta - Layout

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MW / Albert Arquitetura + Flávia Chiari" 20 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759168/apartamento-mw-albert-arquitetura-plus-flavia-chiari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.