Centro de Assistência e Desenvolvimento Infantil de Nicoya / Entre Nos Atelier

Centro de Assistência e Desenvolvimento Infantil de Nicoya / Entre Nos Atelier - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Entre Nos Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pamela Zamora
  • Projeto Mecânico: Entre Nos Atelier
  • Projeto Elétrico: Eng. Oscar Arias Leiva
  • Projeto Estrutural: Instituto Holcim
  • Construtora: PROELECO S.A.
  • Cliente: Instituto Holcim, Instituto Mixto de Ayuda Social (IMAS) y Municipalidad de Nicoya
  • Custo Do Projeto: $ 416 000
  • Cidade: Nicoya
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Pamela Zamora

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Nicoya, província de Guanacaste, Costa Rica, o projeto faz parte do programa nacional da Rede de Assistência. Tal programa busca prover Centros de Assistência e Desenvolvimento Infantil (CECUDI), de crianças entre 1 a 12 anos em comunidades vulneráveis ou de recursos escassos.

Planta Baixa

A proposta está contida em menos de 500 m². No pavimento térreo há a área administrativa, refeitório e salas com divisões retráteis que podem ser integradas em um grande salão. No primeiro pavimento existem áreas abertas de caráter multifuncional. O anterior busca providenciar espaços de suporte comunitário; além de cumprir com as necessidades de um CECUDI, também pode funcionar como um local de reunião, intercâmbio e convivência para impulsionar projetos próprios a partir da autogestão comunitária.

© Pamela Zamora

Entre as estratégias de projeto, foi decidido modular a estrutura principal abaixo do padrão das medidas convencionais de materiais de construção; para um uso eficiente dos recursos, que seja fácil de replicar e facilite a integração entre as áreas. Além de responder a uma lógica funcional, a "integração modular" pretende, em um clima quente e seco, conter espaços semi-abertos com fechamentos porosos de "estrutura pré-fabricada" que facilita a ventilação cruzada. No mais são projetados beirais para garantir a sombra adequada, um segundo nível aberto que serve como colchão de amortecimento térmico nas horas de pico, e lonas sobre a cobertura que funcionam como guarda-sóis de teto devido ao forte impacto da radiação solar direta.

Elevação

Vale destacar que o projeto do CECUDI de Nicoya surge a partir da iniciativa da Fundação Holcim (Instituto Holcim Costa Rica), que confere ao Entre Nos Atelier desenvolver um manual de projeto para o programa da Rede de Assistência. O Manual representa um esforço integrador que junta o trabalho, opiniões e critérios de diferentes instituições do Estado, como o Ministério da Saúde, Educação, entre outros.

© Pamela Zamora

É, finalmente, uma ferramenta de trabalho que informa desde a parte cognitiva da criança, o programático-funcional, até estratégias de projeto de acordo com a região climatológica em que se localiza um determinado projeto. Tudo o que precede como uma alternativa para um manejo eficiente dos recursos do Estado, com projetos arquitetônicos mais sensíveis à seu contexto.

© Pamela Zamora

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nicoya, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Assistência e Desenvolvimento Infantil de Nicoya / Entre Nos Atelier" [Centro de Cuido y Desarrollo Infantil de Nicoya / Entre Nos Atelier] 18 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758699/centro-de-assistencia-e-desenvolvimento-infantil-de-nicoya-entre-nos-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.