- Área: 11990 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jorge Taboada Morón
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto PIT3, do Tecnológico de Monterrey, Campus Chihuahua. É um centro de pesquisa e inovação. Um projeto que acolhe os cursos de Engenharia de Aeronáutica e Engenharia Automotriz, dois dos cursos mais inovadores oferecidos no Sistema TEC, e parte do esquema de Parques Tecnológicos impulsionado pelo sistema. O edifício, por isso, deveria refletir um desenho vanguardista e inovador.
Por outro lado, o compromisso com a sustentabilidade no Sistema TEC, nos instigou a buscar a Certificação LEED Ouro na construção deste projeto.
A geometria facetada do edifício é influenciada pela tecnologia “Stealth” utilizada na aviação e nas linhagens agressivas dos automóveis esportivos.
Temos um dos maiores terraços ajardinados do México, com cerca de 2500 m2, sobre os edifícios de laboratórios que fazem parte do conjunto. Tais jardins são regados com água tratada proveniente do mesmo edifício.
O desenho do edifício permite que os escritórios e laboratórios trabalhem com suficiente luz natural sem que seja necessário acender as lâmpadas praticamente durante todo o dia. Além disso, painéis fotovoltaicos proveem energia para a iluminação das áreas comuns.
O edifícios estão ao redor de uma praça principal central, que conta como ponto focal, com uma torre do final do século XIX, que antigamente foi um hospital, incendiado em meados no século XX e que está catalogado pelo INAH.
A torre de 10 pavimentos tem seu acesso principal até o centro da praça, embaixo do volume em balanço, que cria um átrio a três pavimentos de altura. Através disso, gera-se um espaço de intercambio e interação constante entre os usuários dos escritórios, os alunos e pesquisadores dos laboratórios.
Pelo fato do instituto ser um lugar de aprendizagem e pesquisa, a melhor maneira para ensinar é através do próprio exemplo, por isso, o projeto oferece aos seus usuários um ambiente em que seja possível apreciar inúmeras estratégias de conservação de energia e recursos naturais, aplicadas às mesmas áreas onde trabalham e aprendem.