Museu de Belas Artes / Estudio Hago

Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 2 de 31Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 3 de 31Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 4 de 31Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 5 de 31Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Estudio Hago
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3298
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BANDALUX, Panel Omega Zeta, Sevasa
  • Arquitetos Responsáveis: Antonio Álvarez-Cienfuegos Rubio & Emilio Delgado Martos
  • Arquitetos Técnicos: Carlos Rubio Manso, José Luis Gómez Morillo & Manuel Trenado
  • Colaboradores: Ignacio Herreros, Javier Bachiller & Iago Sánchez
  • Desenho Estrutural: Andrés Rubio Morán, Juan Ruiz & Eliseo Pérez
  • Cálculo De Especialidades: Carlos Úrculo Cámara, Úrculo Ingenieros & Luis Fernández Conejero
  • Cidade: Badajoz
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 8 de 31
© Fernando Alda

O poder da memória

O projeto de ampliação do Museu de Belas Artes de Badajoz vincula toda a operação para recuperar sua identidade como eixo principal da estratégia arquitetônica. Propõe-se um novo espaço construído (arquitetura) que dialoga com o contexto urbano (cidade) através de seu conteúdo cultural (museu).

Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 3 de 31
© Fernando Alda

Projetamos um complexo cujo ponto de partida é a ampliação do museu existente, localizado num edifício protegido no centro histórico de Badajoz. Tal complexo compreende duas novas edificações que revogam duas diferentes ruas da cidade e se relacionam através de um pátio. A complexidade de circunstâncias que são reunidas, como restos arqueológicos, contato com empenas e os trabalhos de reabilitação do edifício protegido, requerem uma resposta potente e coerente com estes pontos de partidas.

Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 24 de 31
Corte

Organiza-se um esquema tipológico mediante um L invertido, capaz de responder aos aspectos funcionais, espaciais, estruturais e de instalações. Tal esquema se materializa e potencializa o interior e o exterior mediante um material: o cimento pré-tensionado perfurado, cuja escala e desenho parecem imprimir uma mensagem à pele do edifício.

Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 10 de 31
© Fernando Alda

O resultado, eficaz e silencioso, permite que o edifício seja integrado na cidade sem recorrer a um exercício compositivo, desconstruindo os limites físicos da operação arquitetônica e convertendo os espaços propostos em autênticos protagonistas do entorno urbano. Isto representa o encontro com a beleza no que a Memória e seu poder de permanência permitem reinterpretar no conjunto expositivo como uma nova realidade social, urbana e artística no centro de Badajoz.

Museu de Belas Artes / Estudio Hago - Imagem 5 de 31
© Fernando Alda

 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Badajoz, Badajoz, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Belas Artes / Estudio Hago" [Fine Arts Museum / Estudio Hago] 02 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758394/museu-de-belas-artes-estudio-hago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.