Casa na Caloura / M-Arquitectos

Casa na Caloura / M-Arquitectos  - Mesa, Cadeira, Fachada, PátioCasa na Caloura / M-Arquitectos  - JanelaCasa na Caloura / M-Arquitectos  - JanelaCasa na Caloura / M-Arquitectos  - Janela, Fachada, AidoCasa na Caloura / M-Arquitectos  - Mais Imagens+ 20

Lagoa, Portugal
  • Arquitetos: M-Arquitectos; M-Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Especialidades: Tiago Costa e Ricardo Pacheco
  • Construtor: Civil Açores, Edificações Urbanas, Lda
  • Autores: Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Coordenador Do Projeto: Fernando Monteiro
  • Equipe: Marco Resendes, Miguel Sousa, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Maria Melo Bento, Susana Ferreira
  • Cidade: Lagoa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Caloura / M-Arquitectos  - Janela, Fachada
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno de características marcadamente rurais procurou dar-se forma a uma construção que se relacionasse com o meio envolvente de modo a tirar partido do ambiente característico da quinta e optimizar a exposição solar.

Casa na Caloura / M-Arquitectos  - Janela, Cadeira, Pátio, Terraço
© Paulo Goulart

No que toca à composição volumétrica, projetamos uma moradia implantada sobre uma base plana segundo três eixos que se resultam numa forma orgânica, uma solução arquitetônica desenvolvida sobre si mesma e aberta ao quadrante sul, que julgamos adaptar-se melhor à fisionomia e percursos pré-existentes da quinta, características a manter, fundamentais para o sucesso desta intervenção.

Casa na Caloura / M-Arquitectos  - Janela, Fachada, Aido
© Paulo Goulart

No que se refere à organização dos espaços interiores desenvolvemos sobre um piso semi-enterrado as áreas técnicas de garagem e apoio à piscina enquanto ao nível do piso térreo desenvolve-se a área habitacional, onde se interrelacionam as áreas comuns de lazer e as áreas mais privativas de descanso.

Casa na Caloura / M-Arquitectos  - Imagem 8 de 25
© Paulo Goulart

Sobre a plataforma criada na continuidade da moradia, projetou-se uma extensa área exterior de lazer composta por uma zona coberta, um solário e uma piscina. Prevê-se, ainda a beneficiação paisagística da quinta com o objectivo valorizar as espécies arbóreas existentes de maior interesse e a redefinição e adaptação de percursos pedestres de circulação envolvente.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Caloura / M-Arquitectos " 13 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757081/casa-na-caloura-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.