Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos

Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - FachadaCasa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Janela, FachadaCasa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Imagem 4 de 24Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - JanelaCasa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Mais Imagens+ 19

Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: M-Arquitectos; M-Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Especialidades: José Brum, Ricardo Pacheco
  • Construtor: Multipacto, Lda
  • Autores Da Obra: Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Coordenador Do Projeto: Fernando Monteiro
  • Equipe: Marco Resendes, Miguel Sousa, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Maria Melo Bento
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Fachada
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto apresentado foi desenvolvido segundo uma filosofia arquitetônica contemporânea, com o objetivo de cumprir o programa funcional proposto pelo requerente.

Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Janela, Fachada
© Paulo Goulart

Com base numa análise prévia de reconhecimento das características gerais do terreno a intervir e da sua envolvente, propusemos uma concepção volumétrica que pretendesse ajustar-se à topografia natural do terreno, que se apresenta praticamente plano, através da criação de um embasamento sobre a qual se previu a construção da moradia desenvolvida integralmente num piso.

Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Imagem 4 de 24
© Paulo Goulart

Assim, materializou-se um objecto arquitetônico que se relaciona com o meio envolvente de modo a tirar partido do ambiente natural da quinta e da exposição solar, através de uma composição volumétrica de inspiração orgânica resultante dos alinhamentos sugeridos pelos muros e percursos existentes e com uma solução de coberturas inclinadas de duas águas que pretendem incutir uma volumetria articulada com reminiscências dos interessantes modelos que caracterizam a arquitetura rural dos Açores. 

Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Janela
© Paulo Goulart

No que concerne à concepção arquitetônica, projetamos uma moradia implantada numa base plana segundo um eixo Nascente/Poente, concentrando os espaços vivenciais de maior permanência sobre o quadrante Sul/Nascente, onde se destacam as salas e os quartos de dormir. A sala comum usufrui ainda do espaço exterior coberto projetado. 

Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Fachada
© Paulo Goulart

A norte surgem quatro volumes paralelos por forma a tirar partido da iluminação natural Nascente/Poente, sendo um deles destinado ao escritório, um ocupado por um quarto, outro ocupado pela zona de serviços composta pela cozinha e uma para tratamento de roupa e arrumos. Há ainda, um espaço coberto destinado ao parqueamento de viaturas. 

Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos  - Fachada
© Paulo Goulart

No que se refere aos arranjos exteriores, para além das zonas de circulação de viaturas e acessos pedonais, projectou-se num espaço a sul contiguo à sala, um terraço revestido em deck de madeira tratada, com o objetivo de proporcionar uma vista sobre a quinta. Também se previu a recuperação pontual das construções de apoio agrícola existentes.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Rosto do Cão / M-Arquitectos " 11 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757020/casa-do-rosto-do-cao-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.