Loja de Departamentos Liverpool Insurgentes / Rojkind Arquitectos

Loja de Departamentos Liverpool Insurgentes / Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Cidade do México, México
  • Equipo: Alberto Villarreal, Gerardo Villanueva, Rodrigo Medina, Arie de Jongh, Victor Martínez, Juan Carlos Sainz, Adrian Aguilar, Alfredo Hernandez, Andrea León, Beatriz Zavala, Marielle Rivero, Nadezda Stankovic, Felipe Castañeda, Isaac Smeke, Víctor Alemán, Enrique de la Barrera, Davis Guajardo, Daniela Bustamante, Joe Tarr, Will Fox, Philipp Schlauch, Arie Hendrik, Diego Leál, Ignacio Cabrera, Linda Martínez, Karina Amparán, José de Jesús Guerra
  • Interiores: Servicios Liverpool SA de CV
  • Engenharia Estrutural: EMR SA
  • Engenharia Da Fachada: Studio NYL
  • Instalações: RCC
  • Instalação Da Fachada: Alitech, Arquimart, Todo en Metal
  • Consultor De Iluminação: Ideas y Proyectos en Luz
  • Consultor De Paisagem: Entorno Taller de Paisaje
  • Administração Bim: ArchiCAD
  • Mídia: Monique Rojkind, Rosalba Rojas
  • área De Fachada: 2400 m²
  • Socio Fundador: Michel Rojkind
  • Socio: Gerardo Salinas
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma rede de lojas de departamentos decidiu expandir seu espaço de varejo. A loja escolhida foi em uma praça aberta, localizada na movimentada esquina da Avenida De Los Insurgentes e Avenida Felix Cuevas, onde uma nova estação de metrô que foi aberta aumentando o tráfego de pedestres no local.

Diagrama Explotado

Loja de Departamentos Liverpool Insurgentes / Rojkind Arquitectos - Mais Imagens+ 25

O modelo de caixa fechada típico de uma loja de departamentos foi questionado e decidimos dar uma nova identidade para a fachada da loja existente.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

A intervenção de Rojkind Arquitectos propôs mover programas e funções, antes confinados no interior da caixa, a um envoltório permeável e animado, criando uma interação entre exterior e interior, participando da imagem da cidade.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

Na fachada permeável podemos acomodar uma variedade de programas temporários, tornando-se uma mediadora entre a condição urbana e o programa tradicional que acontece no interior da loja.

A fachada de 2,8 metros de profundidade foi inspirada nos padrões moiré e arte óptica, que consiste em um conjunto de hexágonos de diferentes tamanhos dispostos em três camadas feitas de fibra de vidro, aço, alumínio e vidro.

Corte por Fachada 2

Os espaços resultantes são acessados a partir do interior através de grandes aberturas que revelam o interior da loja e se conectam entre eles através de rampas e escadas que permitem ao usuário navegar na fachada.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

Para manter o projeto viável, utilizamos a rica tradição de trabalho em metal feito com mão-de-obra disponível no México para enfrentar os desafios complexos de produção e orçamento. O resultado desse modelo, que nós chamamos de "desenho digital/fabricação local" tem muitas vantagens por suas qualidades altamente tecnológicas e artesanais.

Entre as inovações deste projeto, o grupo Liverpool do México escolheu como ferramenta para otimização e consolidação de processos de construção a gestão BIM, com o software ArchiCAD da Graphisoft.

© Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Insurgentes Sur, Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja de Departamentos Liverpool Insurgentes / Rojkind Arquitectos" [Tienda Departamental Liverpool Insurgentes / Rojkind Arquitectos] 28 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757016/loja-de-departamentos-liverpool-insurgentes-rojkind-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.