Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 2 de 31Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 3 de 31Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 4 de 31Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 5 de 31Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Mais Imagens+ 26

  • Colaboradora: Luiza Orsini
  • Consultoria: Estudiobola
  • Instalações: Articular engenharia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 6 de 31
© Raul Fonseca

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em edifício de autoria do escritório Botti Rubin. 

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 9 de 31
© Raul Fonseca

De arquitetura brutalista, o prédio é um típico exemplar do período de excelente produção arquitetônica paulistana de meados da década de 1960.

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 29 de 31
Planta Baixa

A intervenção neste imóvel de 300 m² teve como principais premissas a extensa utilização do concreto aparente resgatando esse elemento fundamental da arquitetura do edifício, assim como a reconfiguração espacial com a finalidade de tirar proveito da planta livre de pilares da concepção original do projeto. 

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 11 de 31
© Raul Fonseca

Assim, foram inseridas novas peças em concreto aparente, como divisórias e tampos de pia, e foi recuperado o concreto existente nas lajes e vigas que se encontravam revestidas. 

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 27 de 31
© Raul Fonseca

Com a re-disposição das divisórias internas foi criada uma circulação fluída que permitiu definir claramente o volume dos dormitórios, a caixa da cozinha e o espaço livre da área social. 

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 14 de 31
© Raul Fonseca

A cozinha, no meio da sala de estar, foi locada numa caixa de concreto aparente com fechamento em portas translúcidas deslizantes.

Os dormitórios formam um núcleo revestido externamente por painéis verticais coloridos em laca, mesmo material das portas, conferindo luminosidade e cor ao concreto bruto existente. 

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 30 de 31
Corte

 O uso de um piso único, monolítico (granilite) em todo o apartamento procurou ampliar a sensação de um ambiente contínuo cujos limites foram definidos através da utilização de portas de correr, ora translúcidas ora opacas, a depender da função de cada ambiente.  

Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura - Imagem 16 de 31
© Raul Fonseca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Barão de Pirapitingui / Felipe Rodrigues Arquitetura" [Barão de Pirapitingui Apartment / Felipe Rodrigues Arquitetura] 10 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756968/apartamento-barao-de-pirapitingui-felipe-rodrigues-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.