Reconstrução da praça em Frydlant / Balda Jand'ourek architects

Reconstrução da praça em Frydlant / Balda Jand'ourek architects - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Balda architect, Jiří Janďourek Atakarchitekti; Balda architect, Jiří Janďourek Atakarchitekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
  • Design De Transporte: Stanislav Koleník
  • Engenheiro Estrutural: KCE statika a dynamika staveb s.r.o.
  • Engenheiro Elétrico: HESTO, v.o.s.
  • água E Sistema De Esgoto: Stanislav Vyskočil
  • Construtora: EUROVIA CS, a. s., Liberec branch
  • Elementos De Pedra: Ligranit a.s.
  • Painéis Metálicos: Ještědský bronz s.r.o.
  • Arquitetura De Pequena Escala: Atyp truhlářství, Zámečnictví Pospíšil
  • Iluminação: Etna s.r.o. (iGuzzini)
  • Ano Do Concurso: 2002
  • Ano Do Projeto: 2004
  • Arquitetos Responsáveis: Vladimír Balda, Jiří Janďourek
  • Ano Do Projeto: 2004
  • Cidade: Frýdlant
Mais informaçõesMenos informações
© Aleš Jungmann, Jiří Jiroutek

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito principal do desenho de reconstrução da praça em Frýdlant era criar um espaço público aberto e sem obstáculos, uma praça que permitisse aos residentes e visitantes desfrutar de todo o tipo de atividade.

© Aleš Jungmann, Jiří Jiroutek

O uso de três tipos de calçamentos, dois tipos de pedras e os padrões em que foram dispostos, diferenciam vários espaços na praça. Com exceção do estacionamento, a praça foi concebida como um lugar sem barreiras.

Planta Baixa

A parte central da praça é completamente aberta, pelas razões expostas anteriormente. Esse espaço retangular e, de fato, toda praça, está evidenciado por uma fonte com uma estátua de Albrecht von Wallenstein. A silhueta da estátua em pé sobre um pedestal de granito, instalado a vários metros de distância, reflete na superfície da água, que desemboca na piscina de granito. A estátua de bronze da fonte original de Wallenstein de 1914 e a nova fonte formam uma iluminada composição. Essa característica da praça está situada ao longo do seu limite norte, alinhado ao eixo da Avenida Kostelní e divide a parte central da praça em duas partes. A praça dividida pode ser utilizada para diversos fins como feiras, concertos e apresentações teatrais. O núcleo está claramente definido por um tipo diferente de calçamento de basalto escuro, uma nova iluminação pública e instalações urbanas, como painéis informativos, bancos, lixeiros, bicicletários, uma fonte de água potável, etc, dispostos ao redor do seu perímetro. A superfície uniforme de basalto também evidencia o contorno da antiga prefeitura feito de calçamento original. Os vestígios da prefeitura renascentista foram descobertos em uma escavação arqueológica durante a reconstrução da praça.

© Aleš Jungmann, Jiří Jiroutek

O espaço em frente a atual prefeitura, no setor nordeste da praça, é uma área representativa de encontro. Um cenário móvel pode ser instalado no espaço aberto junto as quatro estacas de madeira onde está o escudo do povoado.

© Aleš Jungmann, Jiří Jiroutek

Situados no lado oposto, a sudeste da praça, com árvores de sicômoro e bancos, estão os cafés e restaurantes com mesas ao ar livre no verão. Os dois extremos opostos da praça estão pavimentados com os mesmos calçamentos de granito de grande tamanho.

Diagrama

A fragmentação histórica da praça reflete-se de maneira abstrata nos pequenos ladrilhos de granito das calçadas ao redor da parte central da praça. Caminhos para o tráfego de carros e estacionamentos no nordeste e sudoeste da praça são diferenciados dos percursos pedestres por um padrão de granito distinto.

© Aleš Jungmann, Jiří Jiroutek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Frydlant - Městské informační centrum, náměstí Tomáše Garrigue Masaryka 37, 464 01 Frýdlant, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reconstrução da praça em Frydlant / Balda Jand'ourek architects" [Reconstruction of the Square in Frydlant / Balda Jand'ourek architects] 15 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733744/reconstrucao-da-praca-em-frydlant-slash-balda-jandourek-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.