Ponte Skyttelbron / Metro Arkitekter (Sweco Architects)

Ponte Skyttelbron / Metro Arkitekter (Sweco Architects) - Mais Imagens+ 9

  • Engenheiro: Mikael Dankull
  • Desenvolvedor: Lunds kommun, Trafikverket
  • Arquiteto Responsável : Rafael Palomo, Claes R Janson
  • Equipe De Projeto : Karin Andersson, Alberto Tenti
  • Cidade: Lund
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Felix Gerlach

Descrição enviada pela equipe de projeto. LUGAR

Skyttelbron é uma ponte para ciclistas e pedestres sobre os trilhos da ferrovia na Estação Central de Lund. Já havia duas conexões entre o lado oeste e o lado leste dos trilhos do trem. A primeira, no sul da área da estação, é uma passagem subterrânea, a chamada "passagem de Ryde". A segunda, mais ao norte, na altura com Clemenstorget, é uma ponte aberta. Então Skyttelbron seria a terceira ligação. Isso, desse modo, torna-se um fechamento da área da estação para o norte e também irá se conectar ao New City Hall, no centro de Lund.

Cortesia de Rafael Palomo

SOBRE PROJETO

As três ideias principais são:

IDEIA 1 / COR

A primeira ideia, e talvez a mais forte em termos de design é que queríamos trazer cor para um ambiente onde praticamente tudo está em tons de cinza, marrom ou verde. Optamos por trabalhar com cores quentes, o que tornou tudo muito fácil para nós, proporcionando uma cor para cada escada e plataforma. 4 escadas = 4 cores.
A cor é vista a partir do exterior, mas também afeta o modo como se olha para o meio ambiente e atua como um filtro para a luz.

Fachada

IDEIA 2 / SIMPLICIDADE

Um projeto simples. Queríamos manter o projeto coeso com uma forma simples, enquanto nós queríamos usar poucos materiais quanto possível. Vidro colorido, concreto e RHEINZINK zinco titânio em dois tons diferentes.

Cortesia de Rafael Palomo

IDEIA 3 / ESCADAS

Quanto às escadas, então tivemos que pensar muito porque a ponte é o lugar onde as plataformas terminam. Na prática, isto significa que a largura diminui. As escadas são retratadas para se curvarem em torno dos elevadores. As escadas tornam-se assim mais esculturais, enquanto elas quebram o sentido da diferença de altura (mais de 6 metros).

© Felix Gerlach

O PROCESSO

O desafio neste projeto não estava em sua complexidade e coordenação entre todos os envolvidos - O desafio era, principalmente, que o arranjo que desenvolvemos em conjunto com o município fosse sobreviver ao projeto detalhado que vem com todos os requisitos da Administração dos Transportes neste tipo de projeto.

Detalhes

SOBRE A FACHADA

A escolha de materiais de cobertura que foi feita com base em alguns aspectos diferentes:

CRIAÇÃO

Queríamos um material que fosse esteticamente atraente e também complementar e contrastante para os vidros coloridos.

© Felix Gerlach

ECONOMIA

Tínhamos um orçamento limitado, o que não é nada especial. Mas o interessante aqui é que já desde o início houve um diálogo com o cliente (Município de Lund) sobre o orçamento e que os custos eram razoáveis ​​para as partes. A exigência do cliente era que o orçamento do projeto não deveria passar dos 36 milhões de Coroas Suecas no total.

Fachada

DURABILIDADE

Zinco de Titânio suportaria o ambiente hostil e não precisaria de manutenção ou muito pouca.

© Felix Gerlach

AMBIENTE

Esse aspecto veio ao processo inicial, mesmo em fase conceitual. Do ponto de vista ambiental, o cliente queria ter certeza de que os materiais que escolhemos fossem satisfazer as suas exigências ambientais e as da Administração.

Fachada

CONSTRUÇÃO

Aqui nós tivemos diferentes requisitos:
Deveria ser fácil de construir, porque a ponte seria construída ao lado dos trilhos e, em seguida, mudada e montada no local durante a noite em um par de fins de semana. A fachada também deve ser leve, uma vez que não pretende adicionar grandes cargas à estrutura de aço.

Cortesia de Rafael Palomo

SOLUÇÃO DE DESIGN

Tal como para as soluções construtivas, elas são muito simples.
Cobertura de telhado e cobertura de roda nas fachadas com dobramento duplo em ambos os casos, a fim de obter uma camada externa densa. Depois, há o sólido trabalho artesã0. A única parte que é necessária alguma pesquisa na página RHEINZINK, é jusntamente com os funileiros, com o arredondamento dos cantos. Queríamos a fachada e o telhado ficassem juntos. Demorou algum tempo e cuidado para encontrar uma solução em que o arredondamento, calha e escada de teto trabalhassem juntos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lund Centralstation, 222 21 Lund, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte Skyttelbron / Metro Arkitekter (Sweco Architects)" [Skyttelbron Bridge / Metro Arkitekter (Sweco Architects)] 28 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627746/ponte-skyttelbron-metro-arkitekter-sweco-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.