Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio

Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Mesa, Cadeira, Janela, VigaRestaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Mesa, Cadeira, PrateleiraRestaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - CadeiraRestaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Urbano, JanelaRestaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Mais Imagens+ 17

Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Janela, Fachada, Aido
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa do restaurante em evidenciar e valorizar o produto (fonte/produtor) foi traduzida em transparência tanto espacial quanto nos materiais. Foi premissa do projeto evidenciar portanto o sistema de produção, as infraestruturas, as máquinas do restaurante. Um percurso social associado a sua linha de produção.

Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Neste âmbito, diferentemente do usual o restaurante revela suas entranhas; a cozinha vai para frente, "entra-se pela cozinha", local central e simbólico da casa brasileira. Como uma grande vitrine, suas fachadas translucidas intensificam esse movimento, propiciando franco dialogo com a cidade. 

Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Mesa, Cadeira, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Os limites entre interno e externo são muito tênues, a rua invade o restaurante, comunica-se com uma praça interna no interior do terreno, convida as pessoas a um belo jardim, com frutas, flores e legumes ao lado das mesas. Um percurso que perpassa todos os seus ambientes, ora interno ora externo, e que revela todo o seu funcionamento - da cozinha à horta que a abastece. 

Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Mesa, Cadeira, Prateleira
© Pedro Napolitano Prata

Tratando-se de uma reforma de um edifício existente, toda a parte de infraestrutura foi locada em dois novos edifícios, concebidos para a adequação ideal das áreas provedoras (técnicas) do restaurante. Visando uma obra rápida e racional, partiu-se ao emprego de materiais industrializados, com materiais acessíveis, mas empregados de maneira engenhosa. Estrutura metálica, painéis de laje pré fabricado, fachadas duplas em placas modulares de policarbonato alveolar, piso epóxi e caixilhos metálicos; além de responder a todas exigências técnicas solicitadas foram determinantes para agilizar o curto prazo da obra, e ao mesmo tempo, contrastar com a estrutura e os materiais da casa existente (madeira e alvenaria). 

Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio - Fachada, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

Neste projeto, portanto, a sustentabilidade perpassa as diferentes etapas projetuais; da concepção estrutural rápida, do emprego de materiais industriais, da preservação do edifício existente, a utilização de água de reuso nas áreas verdes e a tentativa de tratar o paisagismo como participante funcional do restaurante.

Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Madalena, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Material

Cita: "Restaurante Tuju / vapor arquitetura + Garupa Estúdio" 25 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627634/restaurante-tuju-vapor324-mais-garupa-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.