Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés

Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 1 de 29
© Takuji Shimmura

Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 2 de 29Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 3 de 29Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 4 de 29Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 5 de 29Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Mais Imagens+ 24

  • Colaboradores: Cardete Huet Associés
  • Empresa De Engenharia: SNC Lavalin
  • Economia: Mazet & Associés
  • Inspeção: VERITAS
  • Orçamento: €130 M + Impostos
  • Cidade: Toulouse
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 13 de 29
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de arquitetura, paisagismo e planificação de Oncopole buscar converter o espaço anteriormente ocupado por fábricas de produtos químicos e militares num campus arborizado de 220 hectares, incluindo um parque público que cobre 30 hectares. O Instituto Universitário do Câncer está desenhado para formar um vínculo arquitetônico entre a ciência, assistência médica e natureza. Um hospital de 312 camas, laboratórios e um centro de pesquisa completam o projeto.

Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 22 de 29
Planta - Térreo

A construção do projeto gera uma dimensão particular para o local: junto aos laboratórios públicos de pesquisa, os laboratórios privados e o resto dos serviços e espaços de Oncopole, o Instituto permite completar o ciclo a partir da pesquisa médica para o tratamento dos pacientes. Portanto, este Instituto é um vínculo entre os médicos, pacientes, suas famílias e o público em geral. 

Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 5 de 29
© Takuji Shimmura

O primeiro princípio arquitetônico do Instituto é ser concebido como um lugar e não como um simples edifício: a mesma importância é dada à paisagem. A arquitetura e a paisagem são as bases conceituais desta clínica e sua harmonia cria condições favoráveis para tratamentos contra o câncer, o bem-estar dos pacientes e seus funcionários.

Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés - Imagem 11 de 29
© Takuji Shimmura

Esta postura influencia na concepção da clínica, suas formas e materiais. Uma relação ótima entre pacientes e médicos é induzida. Os diversos espaços criam um ambiente favorável tanto para os tratamentos em sua finalidade, como pela relação com a luz natural e as paisagens. As curvas, orientadas para a paisagem, alojam o espaço de internação. As peças ortogonais dedicam-se às consultas. O volume longitudinal está qualificado como um "espaço de vida e comunicação" e responde à busca da eficiência médica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenue Irène Joliot-Curie, 31100 Toulouse, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Universitário do Câncer Oncopole de Toulouse / Jean-Paul Viguier et Associés" [University Cancer Institute Toulouse Oncopole / Jean-Paul Viguier et Associés] 18 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627386/instituto-universitario-do-cancer-oncopole-de-toulouse-jean-paul-viguier-et-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.