Residência JLM / Enrique Cabrera Peniche

Residência JLM / Enrique Cabrera Peniche - Mais Imagens+ 31

Chicxulub Puerto, México
  • Iluminação: 333 Luxes
  • Elementos Pré Fabricados: Enrique Escalante Galaz
  • Obra Civil: Alejandro Zapata Escalante
  • Cidade: Chicxulub Puerto
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe Manzanilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto se situa em Chicxulub Puerto uma das praias com maior tradição de veraneio do litoral yucateco, a 40 minutos ao norte da cidade de Mérida em um terreno de 400 m2 com uma de frente de 10 metros e 40 de profundidade, com uma vista para a praia, sendo um desafio poder desenvolver todo o programa arquitetônico e sobre tudo manter a vista para o mar, uma vez que as adjacências são avançadas no que diz respeito aos limites das propriedades.

© Tamara Uribe Manzanilla

O resultado é uma construção de três pavimentos com um domínio pleno do entorno e das construções adjacentes. Os proprietários nos encarregaram de criar uma residência com um programa convencional em dois pavimentos onde fosse prioridade as áreas de encontro das reuniões de verão e da vida familiar. Com isso, nós projetamos um pé-direito duplo, criando um mezanino sobre a cozinha que tem como resultado uma área social com vistas para o terraço e a praia livre de elementos estruturais que fazem um espaço único que acolhe todas as atividades sociais.

© Tamara Uribe Manzanilla

Isso fez com que a área privada se levantasse até um terceiro nível por cima das residências existentes, possuindo uma área de distribuição que permite contemplar a costa. Na parte da frente foram acomodadas os dois dormitórios, da filha mais velha e o dormitório principal criando um lugar desde onde é possível perceber o entorno ao mesmo tempo em que respeita a privacidade.

© Tamara Uribe Manzanilla

O programa se organiza em etapas construtivas: um volume com elementos pré-fabricados que criam vãos de 10 m.

© Roberto Cárdenas Cabello

Nesse volume, hermético que permite vistas únicas do interior ao exterior, são acomodadas as áreas sociais e no terceiro nível o  volume se antecipa criando um terraço que se destaca como uma torre de vigia ou farol no contexto; esse volume abriga a área privada conferindo-lhe privacidade para o pleno uso da área social.

© Tamara Uribe Manzanilla

O concreto simboliza a sólida textura e a robustez que protege e se contrapõe com o vidro transparente e frágil.

Corte

Dessa maneira surge uma residência bastante clara onde se gera uma diversidade de espaços exteriores e interiores vinculados todos pela beleza da costa yucateca.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência JLM / Enrique Cabrera Peniche" [Casa JLM / Enrique Cabrera Peniche] 09 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627073/residencia-jlm-enrique-cabrera-peniche> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.