Residência Aloe Ridge / Metropole Architects

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 2 de 34Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 3 de 34Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 4 de 34Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 5 de 34Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Mais Imagens+ 29

Pennington, África do Sul
  • Arquiteto Projetista: David Louis
  • Técnico De Projeto: Simon Wayne
  • Engenharia Estrutural: DDR and Associates
  • Engenheiro Projetista: Duran Rammanhor
  • Projetista De Interiores: Gabriella Lachinger
  • Paisagismo E Implementação: Elsa Pooley
  • Empreiteiro: IMB projects
  • Gerente De Projeto: Nic Moussouris
  • Cidade: Pennington
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sob a frondosa copa de uma imensa árvore Albizia situa-se a Residência Aloe Ridge, uma casa contemporânea com 300m ² no Eden Rock Estate na província de Kwa Zulu Natal no litoral sul da África do Sul.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 6 de 34
© Grant Pitcher

Uma verdadeira "caixa messiânica" de um projeto arquitetônico contemporâneo arrojado, localizada contextualmente nas florestas nativas da costa africana, a Residência Aloe Ridge faz uma grande declaração arquitetônica, apesar de suas dimensões relativamente diminutas, promovendo a noção de que uma casa dos sonhos não precisa ser extensa e palaciana, mas que, de fato, o pequeno pode ser bonito.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 7 de 34
© Grant Pitcher

A casa situa-se de forma orgulhosa em seu terreno de canto e é uma forma progressiva em balanço que proclama a sua presença e é representante de uma mudança no paradigma da linguagem de projeto arquitetônico do imóvel.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 8 de 34
© Grant Pitcher

A estrada estadual (pública) fachada é intencionalmente arrojada, minimalista e austera e dura contra a linha do terreno da construção mais ao sudoeste. O resultado é uma arquitetura atraente visualmente que faz uso eficiente do pequeno terreno, proporciona privacidade de forma efetiva aos habitantes, enquanto, ao mesmo tempo atua como uma barreira eficaz contra o mau tempo e ventos fortes predominantes vindos do sudoeste. Além disso, um plano estreito linear maximiza a abertura e o espaço privado protegido para a habitação, entretenimento e relaxamento, por trás disso, para o Nordeste, tem estreita proximidade com a vegetação natural selvagem e olhando para a vista além.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 27 de 34
Planta - Primeiro Pavimento

A entrada para a residência possui dois volumes com arranjos de componentes em vidro, madeira e concreto grandiosos e cuidadosamente considerados, e com uma forma de elaboração "envolvente", característica recente das casas assinadas pelo escritório Metropole.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 9 de 34
© Grant Pitcher

Existe um senso de "amplitude" e um "fator uau" desde o princípio.

A forte linha horizontal criada pelo telhado da estrutura da garagem proporciona um eixo visual que atrai para o ponto de entrada, em uma área de acesso de volume duplo transparente e através da cozinha e espaços de habitação.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 10 de 34
© Grant Pitcher

Internamente, no térreo, um projeto em planta livre com o mínimo de divisões, sem portas internas e limites de nível entre o interior e o exterior facilitam a experiência de utilização do usuário de um único grande espaço multi-uso aberta, organizada e com boa ventilação, é possível criar uma conexão e estender-se ao exterior.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 11 de 34
© Grant Pitcher

Janelas de perímetro elevado iluminam visualmente a experiência no volume do primeiro pavimento suspenso da construção e realçam a experiência da dimensão vertical nas áreas de estar, jantar e de entretenimento no térreo.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 28 de 34
Planta - Térreo

Uma generosa área de deck externa com piscina e jardim encorajam os habitantes a desfrutar e celebrar um estilo de vida ao ar livre de entretenimento, diversão e relaxamento.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 12 de 34
© Grant Pitcher

No primeiro pavimento, o foco do projeto, mais uma vez foi o de promover uma sensação de abertura com privacidade e criar um local alegre e diverso em um espaço limitado. Embora a necessidade de privação ditava o uso de portas, estes acessos possuem uma altura de 2,6 m e quando abertas permitem que a continuidade de espaço seja experienciada através de um teto plano ininterrupto.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 13 de 34
© Grant Pitcher

Os três quartos localizados neste pavimento se abrem para uma sacada elevada que permite vistas distantes sobre a copa das árvores para o mar no leste e morros distantes e pôr-do-sol à oeste. Uma série de telas de madeira trazem para o interior limpo e modernista a luz do sol filtrada, sem sacrificar a privacidade enquanto que adiciona um grau de detalhe, cores naturais e texturas à fachada moderna.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 15 de 34
© Grant Pitcher

Na Residência Aloe Ridge existe uma unidade de opostos.

As linhas retas, duras e limpas desta intervenção humana encontram o fluxo da suave linha irregular e texturas do contexto da vegetação natural em uma harmonia respeitosa.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 14 de 34
© Grant Pitcher

A arquitetura atrai os grandes exteriores sul africanos par o interior ao mesmo tempo que encoraja os habitantes a se aventurarem do lado de fora.

O extenso balanço, ressonante da copa da árvore Albizia, proporciona uma sensação de leveza e flutuação do volume superior da edificação sobre a planta aberta do pavimento inferior.

Residência Aloe Ridge / Metropole Architects - Imagem 19 de 34
© Grant Pitcher

A utilização extensiva de vidro quebra com a tradicional barreira visual entre o interior e o exterior além de providenciar reflexões da vegetação natural do contexto.

A paleta de materiais naturais, incluindo tons de cores terrosas, telas de madeira, decks com revestimento em pedra justaposta com a forma arquitetônica arrojada e progressiva, cria uma pequena residência que provoca "um grande estrago" e que não é apenas visualmente e espacialmente emocionante, mas também confortável e intimista.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Aloe Ridge / Metropole Architects" [Aloe Ridge House / Metropole Architects] 06 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626863/residencia-aloe-ridge-metropole-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.