Centro Esportivo Løgstør / CEBRA

Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 2 de 21Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 3 de 21Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 4 de 21Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 5 de 21Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: CEBRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mikkel Frost
  • Engenharia: Tri-Consult
  • Construtora: Henriksen & Madsen
  • Cidade: Logstor
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 11 de 21
© Mikkel Frost

Descrição enviada pela equipe de projeto. CEBRA acaba de inaugurar um Centro Esportivo público na cidade dinamarquesa de Løgstør baseado nos "conceitos de Meccano" do escritório, de pavilhões esportivos sem calefação, de baixo custo e com estruturas leves. O conceito utiliza elementos e princípios construtivos uma vez conhecidos por serem típicos de edifícios industriais e armazéns - que utilizam componentes pré-fabricados disponíveis à pronta entrega. A ideia é que estes elementos simples podem ser refinados e combinados de novas e surpreendentes maneiras - assim como o modelo de construção Meccano - para criar instalações esportivas acessíveis e facilmente adaptáveis, que são baratas de construir e de manter. O conceito foi desenvolvido em colaboração com Lokale og Anlægsfonden (a Fundação Dinamarquesa para Instalações Culturais e Esportivas).

O novo Centro Esportivo em Løgstør está localizado próximo à uma escola, na zona sul da cidade, e representa o primeiro passo visível para a realização de um novo empreendimento que incentivará a prática do esporte, cultura e saúde, chamado Lanternen. O edifício está envolvido por uma fina camada de painéis metálicos ondulados, que são moldados de acordo com suas distintas funções, organização interna e preferências estéticas - similar a uma dobradura em origami. A envoltória moldável externa contribui com a iluminação interna do edifício assim como permite sua expressão translúcida, permitindo a abertura da construção à seu entorno. O projeto permite modificar e otimizar o conceito de Meccano para praticamente qualquer localização - no caso de Løgstør através da projeção da cobertura sobre a entrada e pátio externo, bem como as aberturas para entrada de luz natural.

Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 21 de 21
Diagrama

Mesmo sendo um edifício sem calefação, o galpão pode acomodar muitas das atividades que são comumente praticadas em instalações esportivas tradicionais, com aquecimento, como o futebol, handebol, basquete, vôlei, tênis e outros. A cobertura se estende por sobre dois tipo de quadras: uma de asfalto e uma de gramado sintético, sendo a primeira acessível 24h para a prática de basquete, skate e outros. A quadra sintética está equipada com bancos e placas, que podem ser removidos para que as portas de correr ampliem o espaço no caso de eventos de maior porte ou para ventilação durante o verão. Entre os dois espaços de quadras está um móvel multifuncional em madeira que contém espaços de armazenamento, lockers e bancos.

Centro Esportivo Løgstør  / CEBRA - Imagem 15 de 21
© Mikkel Frost

CEBRA já projetou uma série de instalações esportivas, incluindo outro pavilhão que segue os mesmos conceitos, sendo o mais notável aquele conhecido como Igloo, ao sul da Dinamarca. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9670 Logstor, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Esportivo Løgstør / CEBRA" [Løgstør Sports Hall / CEBRA] 01 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626241/centro-esportivo-logstor-cebra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.