3 estações de metrô da Linha 9 de Barcelona / Jordi Garcés

3 estações de metrô da Linha 9 de Barcelona / Jordi Garcés - Mais Imagens+ 44

  • Arquitetos: Jordi Garcés
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14766
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Colaboradores: Daria de Seta, Jordi Calvet, Ryan Mingo
  • Promoção: Gisa, Gestió de Infraestructuras S.A.
  • Engenharia: UTE com Tec4 (consultoria), TD&T s.l.
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Parc Logístic . Image Cortesía de Jordi Garcés

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os projetos das estações Amadeu Torner, Parc Logístic e Mercabarna da Linha 9 representam propostas que, com gestos mínimos, aproveitam ao máximo as condições próprias de construções subterrâneas. 

Parc Logístic . Image Cortesía de Jordi Garcés

Queremos um espaço mais geológico que edificado, seguindo a lógica de que o "lugar", no sentido mais profundo do termo, é fundamental para a resolução de qualquer programa arquitetônico. 

Amadeu Torner. Image Cortesía de Jordi Garcés

Para isso, propomos o uso do menor  número de materiais possível, aproveitando, inclusive, aqueles já presentes na obra estrutural, como as paredes de retenção, as escoras da construção, as lajes pré-fabricadas, etc...

Amadeu Torner. Image Cortesía de Jordi Garcés

Os materiais utilizados serão: paredes de retenção aparente, revestimentos em painéis metálicos, pavimentação de pedra, iluminação industrial que assume formas diferentes - linear, pontual doméstica, pontual ornamental, etc. - guarda-corpo e elevadores de vidro, bancos de pedra, mobiliário próprio do metrô: máquina de comprar as passagens, catracas, totens informativos. 

Amadeu Torner. Image Cortesía de Jordi Garcés

Outro aspecto importante do projeto gira em torno da exigência de instalar uma barreira de vidro com portas de correr entre as plataformas e o trilho. Este elemento se integra positivamente na composição geral da proposta; o fechamento é total e o projeto se converte num exercício de fachadas. 

Planta Mercabarna

Fachadas inteiras que buscam um domínio absoluto dos cortes. Resumindo, uma estratégia de controle dos espaços: acessos, sanitários, plataformas e demais ambiências. 

Amadeu Torner. Image Cortesía de Jordi Garcés

O conjunto pretende ser atemporal, com materiais de fácil manutenção e que envelheçam bem, mantendo um certo aspecto de espaço vazio, embora de caráter público.

Corte Mercabarna

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "3 estações de metrô da Linha 9 de Barcelona / Jordi Garcés" [Estaciones de Metro Amadeu Torner, Parc Logístic y Mercabarna de la Línea 9 de Barcelona / Jordi Garcés] 04 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625097/3-estacoes-de-metro-da-linha-9-de-barcelona-jordi-garces> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.