Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects

Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 1 de 14
© R. Urbakavičius
  • Arquitetos: 4PLIUS architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008

Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 2 de 14Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 3 de 14Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 4 de 14Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 5 de 14Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos Encarregados: Donaldas Trainauskas , Darius Baliukevicius
  • Empreiteira: Vytas Merkevicius
  • Cidade: Utena
  • País: Lituânia
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 8 de 14
© R. Urbakavičius

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia principal para este projeto era simples e simbólica ao mesmo tempo: livros, a essência do conhecimento, comunicação e tradição cultural. Como requer a função de uma biblioteca, o edifício é púbico - por isso o formato de um cubo transparente, como um volume brilhante a noite, foi escolhido.

Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 14 de 14
Corte

As bibliotecas públicas continuam a ser importantes espaços de reunião para comunidades locais em cidades pequenas da Lituânia, e a Biblioteca Pública de Utena é um destes casos. Após a completa reforma, o edifício agora conta com três pavimentos; tendo aumentado sua área em mais de 3100 m²; a infra-estrutura tecnológica foi completamente alterada. Apesar do terreno ter sido restrito pela proximidade do parque central e de pequenos edifícios residenciais em seu entorno imediato.

Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 2 de 14
© R. Urbakavičius

A atribuição da reforma foi de desenvolver uma estrutura moderna e racional com o uso máximo de espaço para atender às necessidades da comunidade, portanto, além de espaços para exposições e depósito, um centro de conferências, uma sala de exposições, uma seção de literatura infantil, uma seção para periódicos, a midiateca, locais de trabalho individuais com acesso à Internet e outros espaços que precisavam ser acomodados.

Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 4 de 14
© R. Urbakavičius

Como a leitura é o objetivo principal do edifício, os arquitetos projetaram um exterior escultural e ao cercar a fachada com brises, eles sugerem a imagem e o ritmo dos livros nas prateleiras. No interior, o espaço na entrada se estende ao longo de todo o edifício - quase não há portas e as paredes são de vidro. O átrio conta com um teto de vidro e é repleto de luz e ventilação e cria um sentimento de abertura e liberdade. As rampas que substituíram as escadas tradicionais exercem a função de conectar verticalmente seis níveis do edifício e também torná-lo acessível à pessoas com deficiência e famílias com crianças pequenas.

As rampas emolduradas com corrimãos negros contra o fundo de vidro são um detalhe importante que implica o movimento incessante, enquanto o uso do branco e preto lembra a coloração de textos impressos. Alguns detalhes em laranja prendem a atenção em espaços contrastantemente cinza ou incolor - além de fornecer informações a cor também dá uma sensação de vivacidade e aconchego. A infra-estrutura técnica da biblioteca atende aos padrões internacionais: o sistema é informatizado e a dimensão virtual da biblioteca termina de forma invisível ao lado das estantes. Esta biblioteca está sendo dedicada a figuras culturais lituanas proeminentes, como os irmãos Antanas e Motiejus Miškiniai, trechos de poemas de A.Miškinis encontram-se nas prateleiras da biblioteca.

Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects - Imagem 10 de 14
© R. Urbakavičius

A estrutura do edifício em si é um elemento importante na conceitualização do interior. Logo, ambos os lados, interno e externo utilizam-se de materiais naturais: cimento, madeira, metal e vidro. A construção não é um recipiente de uma função específica, mas um componente ativo do meio ambiente. Todos os detalhes relacionam-se a um projeto de linguagem lacônica e brutalmente primitiva. A escolha por cores mais sóbrias é justificada pela sofisticação e foco à leitura que a palheta proporciona; intensificando a ideia de uma Casa de Livros, o que promove um senso de comunidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Utena, Lituânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública A.& M. Miskiniai em Utena / 4PLIUS Architects" [Public Library of A.& M. Miskiniai in Utena town / 4PLIUS Architects] 03 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625077/biblioteca-publica-a-e-m-miskiniai-em-utena-4plius-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.