Villa A / A-OMA

Villa A / A-OMA - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: A-OMA; A-OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aldabra, Lithos Design
  • Estruturas: RCR Ingeneria - Ing C. Costantino
  • HVAC: Emmevi Srl - Ing. CarloVagliasindi
  • Instalações Da Piscina: Sicilpiscine srl
  • Acabamentos Da Piscina: Euwork Pool and Spa
  • Iluminação Da Piscina: Ing. P. Di Maio.
  • Arquiteto Responsável: Alfio Faro
  • Cidade: Catania
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de A-OMA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Villa A é o resultado de uma intervenção dupla: o reuso e reestruturação de uma casa e a construção de uma nova extensão adjacente àquela. O projeto insiste no diálogo entre essas duas esferas como uma metáfora para a intimidade tradicional e doméstica versus a extroversão contemporânea. 

Planta baixa

De fato, se a edificação existente conserva seu caráter fechado e maciço, a nova se mostra transparente e luminosa. Se a antiga mantém sua geometria de duas águas e materiais originais (principalmente pedra a madeira) a outra apresenta uma geometria minimalista e materiais contemporâneos (aço e vidro).

Cortesia de A-OMA

Além disso, a cobertura de muitos ambientes da antiga estrutura desabou e decidimos não restaurá-la, mantendo estes espaços como pátios internos para melhorar as condições de iluminação e ventilação nos ambientes da casa.

Cortesia de A-OMA

Esta parte apresenta um único nível, ao passo que a nova extensão é composta por três pavimentos acima do solo e um abaixo.  No térreo da antiga edificação estão localizadas a cozinha - de pé-direito duplo, expondo as tesouras de madeira da cobertura - áreas de serviço e uma dependência quase autônoma. O térreo da extensão é inteiramente ocupado por uma sala de pé-direito duplo completamente transparente, proporcionando vistas panorâmicas para o jardim e pátios em todas as direções.

Cortesia de A-OMA

No primeiro pavimento na nova edificação há três quartos com banheiros individuais; o segundo pavimento abriga ainda outro quarto, um banheiro, um terraço e um jardim com belas perspectivas para o mar. No subsolo há um salão multifuncional e algumas áreas de serviço.

Cortesia de A-OMA

O projeto é caracterizado, sobretudo, pela preocupação com as questões ambientais. No sul da Itália o maior problema é proteger o edifício do calor, já que os invernos são bastante amenos. A antiga edificação se beneficia da inércia térmica de suas espessas paredes, já as fachadas da extensão são compostas por vidro e dispositivos externos adequados para a proteção contra o sol. O jardim da cobertura desempenha um importante papel no resfriamento interno da casa.

Cortesia de A-OMA

Na fachada oeste da nova edificação há uma parede de sombreamento/resfriamento criada para proteger a casa. As brizas marítimas oriundas do sul criam um microclima que foi explorado como estratégia passiva de resfriamento. O resultado é uma residência que apresenta baixo consumo de energia com condicionamento de ar. 

Cortesia de A-OMA

Particular atenção foi dada aos espaços externos. A geometria estreita do terreno - um declive em direção ao mar - foi enfatizada pelo longo espelho d'água que se transforma em piscina. Suas dimensões são 58m de comprimento e 7m de largura. Seus últimos 20m são ocupados por uma piscina, enquanto que no centro há uma área de hidromassagem de 3mx3m.

Cortesia de A-OMA

A piscina, revestida por uma pedra de tom azul acinzentado, semelhante à cor do leito marinho desta região, recebeu o Italian Pool Award 2014.

Cortesia de A-OMA

O projeto interno da Villa A segue a mesma estratégia do projeto geral: os interiores são estreitamente conectados aos espaços externos e a escolha dos materiais leva em consideração essa característica. Na sala de jantar dois materiais diferenciam os dois níveis de ambiência: pedra natural branca para a área dos sofás e madeira na área onde as pessoas se reúnem para as refeições. Na cozinha predomina o branco, potencializando a luz natural difusa. 

Cortesia de A-OMA

A área de jantar está alinhada com a passagem que conduz ao pátio e à piscina. O mobiliário deste ambiente - e de toda a casa em geral - foi escolhido em função de sua simplicidade. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Villa A / A-OMA" [Villa A / A-oma] 02 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625041/villa-a-a-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.