Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 2 de 33Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 3 de 33Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 4 de 33Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 5 de 33Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Mais Imagens+ 28

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 11 de 33
© Jeremi Buczkowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente o edifício era uma típica residência geminada, muito popular na Polônia na década de 70. Simples e regular em sua forma, com janelas e varandas regulares, os chamados "cubos" não se destacavam da arquitetura contemporânea de modo algum. Ao comprar a casa o investidor presumiu que precisaria reformar para atender suas necessidades.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 23 de 33
Planta Pavimento Térreo

Inicialmente, o edifício deveria tomar uma forma muito contemporânea. O único item que confrontava com a ideia era o mobiliário antigo, em Art Nouveau, colecionado pelo investidor em seu apartamento anterior, que deveria de ser adaptado a nova moradia. Além disso, havia a necessidade de uma garagem dupla com uma entrada conveniente, uma saída para o jardim diretamente da sala localizada no pavimento térreo elevado e também uma entrada pela frente do edifício, e não pelo lado como costumava ser.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 13 de 33
© Jeremi Buczkowski

Para dar qualidade contemporânea ao edifício, a forma foi simplificada e transformada em um cubo simples, sem varandas e quaisquer sacadas. A localização da residência afastada do limite frontal do terreno possibilitou a criação de uma rampa comprida e ampla que conduz à garagem.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 30 de 33
Corte

Neste momento uma ideia surgiu de projetar a mesma entrada para o pavimento andar térreo elevado - também se daria através de uma rampa, mas esta supostamente cercaria a casa. Esta elevação do terreno resolveu o problema da entrada direta para o jardim a partir da sala de estar e também evitou a construção de escadas externas.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 12 de 33
© Jeremi Buczkowski

Para que a entrada da casa ficasse na fachada do edifício, uma parte dele foi estendida, como uma gaveta, efetivamente dividindo a rampa entre a entrada e o jardim - privada.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 27 de 33
Fachada

O design das fachadas também foi essencial para a requalificação da residencia, uma vez que foram concebidas para tornar a vista da casa translúcida, adicionando muito vidro na parte frontal e posterior do edifício. Para dar acabamentos às peças sem vidros, foram utilizados os painéis folheados em madeira natural. Além disso, os recortes foram projetados para dar ao quarto e ao banheiro mais intimidade e para cobrir as janelas. As formas dos recortes correspondem a padrões de vegetação encontrados na antiga mobília, que, de acordo com os desejos do Investidor, se tornaram parte do interior da nova casa.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 7 de 33
© Jeremi Buczkowski

Estes ornamentos a céu aberto, visíveis apenas em duas fachadas da casa, são a única decoração e também a única ligação entre o cubo contemporâneo e o mobiliário Art Nouveau.

Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz  - Imagem 26 de 33
Ideia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Perfurada / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz " [Perforated House / Piotr Kluj + Paweł Litwinowicz ] 27 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624597/residencia-perfurada-piotr-kluj-mais-pawel-litwinowicz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.