Expo Milão 2015: Pavilhão vietnamita inspirado numa flor de lótus, por Vo Trong Nghia

O escritório Vo Trong Nghia divulgou desenhos e imagens do pavilhão do Vietnã para a Expo Milão 2015. Inspirado numa flor de lótus, o pavilhão conta com uma série de elementos de bambu - estruturas em forma de guarda-chuva que sustentam árvores acima do nível do espelho d'água - numa composição que se assemelha a outro projeto do escritório, o Kontum Indochine Café.

A Lótus é a flor oficial do Vietnã, um símbolo de pureza, comprometimento e otimismo em relação ao futuro", comentaram os arquitetos. "Crescendo a partir de lagoas lamacentas, ela se ergue acima da superfície e desabrocha com notável beleza. A flor é uma prova de que a paciência pode transformar as dificuldades em vantagens."

Expo Milão 2015: Pavilhão vietnamita inspirado numa flor de lótus, por Vo Trong Nghia - Mais Imagens+ 9

Cortesia de Vo Trong Nghia Architects

Além do simbolismo por trás da lótus, Vo Trong Nghia também usa a flor como uma metáfora de suas múltiplas aplicações: "Além de sua beleza, a lótus tem uma forte conexão com a culinária vietnamita; nada da planta é desperdiçado e todas as suas partes são consideradas iguarias... Como um evento temporário, o papel dos arquitetos no projeto do pavilhão é reduzir seu impacto."

Cortesia de Vo Trong Nghia Architects

Para isso, o projeto faz uso extensivo do bambu, um material de crescimento rápido e baixa emissão de carbono. O pavilhão também é concebido de modo que possa ser desmontado e ter suas partes reaproveitadas.

Cortesia de Vo Trong Nghia Architects

O pavilhão criará uma densa sombra sob as estruturas de bambu e as árvores, proporcionando um micro-clima próprio para seus visitantes. 

Cortesia de Vo Trong Nghia Architects

Com seu pavilhão Vo Trong Nghia pretende demonstrar "o amor vietnamita pela natureza e compartilha-lo com o mundo todo."

  • Arquitetos

    Vo Trong Nghia
  • Localização

    Milão, Itália
  • Equipe de projeto

    Takashi Niwa, Raffaello Rosselli, Marek Obtulovic, Nguyen Viet Hung, Dau Nhat Quang, Hoang Quoc Bao
  • Área

    887.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Courtesy of Vo Trong Nghia Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Stott, Rory. "Expo Milão 2015: Pavilhão vietnamita inspirado numa flor de lótus, por Vo Trong Nghia" [Milan Expo 2015: Vo Trong Nghia's Lotus-Inspired Vietnamese Pavilion] 26 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624586/expo-milao-2015-pavilhao-vietnamita-inspirado-numa-flor-de-lotus-por-vo-trong-nghia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.