Biblioteca da Universidade Griffith / ThomsonAdsett

© Angus Martin
  • Arquitetos: ThomsonAdsett; ThomsonAdsett
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Angus Martin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MODWOOD

Biblioteca da Universidade Griffith / ThomsonAdsett - Mais Imagens+ 12

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo espaço de Learning Commons da Universidade de Griffith está sustentado em escolha, experimentação e acaso. O projeto cria uma gama de ambientes de aprendizados internos e externos que promovem interações entre estudantes e funcionários, socialização do espaço e fortes sinergias com o contexto ambiental e cultural. O edifício existente é triangulado e transformado com a adição de um anexo permeável de 160 m de comprimento, criando uma forte identidade e presença no Campus da Universidade.

Fachada

Estudantes, funcionários e público em geral poderão usufruir de espaços ágeis e flexíveis. O volume sob a cobertura pode ser utilizado para abrigar eventos, como os do dia de inscrição, entrevistas de TV, mercados, exposições, ao mesmo tempo que serve como um distintivo ponto de encontro no campus. O edifício é uma parte importante do programa de renovação da universidade, o “New Griffith”. A presença do Centro GUMURRII  no térreo e sua proximidade com o 'jardim aviário central' promove inclusão no coração do campus. 

© Angus Martin

Observações contínuas das necessidades dos estudantes e seu comportamento é que deram origem ao projeto. O edifício é centrado nos seus usuários, os estudantes, e os benefícios adicionais de um rigoroso estudo de pós ocupação identificaram a inclusão de diversas áreas de estar, espaços estes não incluídos no briefing original. A permeabilidade do edifício é crítica em termos de fazer desde um edifício inclusivo e acolhedor, aberto quase 24h.

© Angus Martin

Para minimizar os danos ambientais deste novo espaço, o edifício maximiza o valor do existente com a integração com o novo volume do anexo e a nova fachada, como age como um filtro. A maioria das circulações possuem ventilação natural e o jardim aviário central (que responde à analogia dos estudantes utilizando o espaço), confere uma paisagem confortável, relaxante e socialmente significante que é detalhada para ir de encontro às necessidades variáveis dos diferentes semestres.

O desenvolvimento do projeto irá restabelecer a biblioteca como o coração do campus com um edifício simples, responsivo e distintivo. 

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:University Drive, Southport QLD 4215, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca da Universidade Griffith / ThomsonAdsett" [Griffith University G11 Library / ThomsonAdsett] 19 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624132/biblioteca-da-universidade-griffith-thomsonadsett> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.