Casa Zen / Estudio Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos

Casa Zen / Estudio Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Distrito Ásia, Peru
© Juan Solano Ojasi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência na praia foi trabalhada sob o conceito da filosofia Zen, portanto estabeleceu uma estética de linhas simples, integração do espaço e simplicidade no acabamento. Ela foi projetada para encorajar a reflexão e a meditação, o que implica o aproveitamento de uma casa para o descanso. Utilizamos materiais como paredes de pedra, deck de madeira e bronze de alumínio, que é fácil manutenção na praia e também cria uma sensação de conforto. Ao se remover o telhado das paredes laterais revestidas de pedra talamoye, realizamos o efeito da entrada da luz natural durante o dia criando uma sensação de independência e de estruturas leves, no escuro isto cria uma luz indireta que confere ao espaço uma auréola mística criando um ambiente sereno e harmonioso.

Planta-Baixa Primeiro Andar

A área social da casa é organizada por meio da integração dos espaços de sala de estar, cozinha e varanda. O terraço é dividido em um terraço de entrada e outro que pode ser fechado completamente por telas de vidro envolvendo o interior e possui uma Jacuzzi com frente pera o oeste para o descanso da tarde. O espaço social é versátil e integrado através das telas de vidro que servem como telas de papel de arroz, dividindo o espaço da forma necessária. Foram utilizadas cores neutras em geral, branco e cinza nas paredes e móveis e porcelanato cinza no chão. A cozinha tem suas mesas de granito na cor chocolate. O deck proposto no terraço da entrada cria um sentimento de unidade entre o exterior e o interior, uma unidade que por sua vez se reflete na estrutura espacial da casa, uma procura pela sinestesia: a fusão dos sentidos.

© Juan Solano Ojasi

O primeiro nível é onde fica a área social, integrando a cozinha, o quarto principal com banheiro e área de serviço, que é acessada através da entrada dos fundos. A escadaria conecta o nível do porão com o terraço do telhado da casa. No nível mais baixo estão os quartos com banheiros, sala de estar e dois pátios com ambientes com iluminação e ventilação. No terraço do telhado existe uma piscina com uma área de bar integrada a esta, junto de uma churrasqueira, copa e estar ao ar livre.

© Juan Solano Ojasi

O Zen é experienciado, não é explicado, talvez por causa desta experiência no dia-a-dia, de utilizar e aproveitar o espaço desta casa encontra-se a melhor razão pela qual foi projetada do jeito que é.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zen / Estudio Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos" [Zen House / Estudio Gómez de la Torre & Guerrero Arquitectos] 17 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624068/casa-zen-estudio-gomez-de-la-torre-e-guerrero-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.