Casa das Três Partes / Architects EAT

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 2 de 100Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 3 de 100Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 4 de 100Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 5 de 100Casa das Três Partes / Architects EAT - Mais Imagens+ 95

  • Arquitetos Responsáveis: Albert Mo, James Coombe
  • Equipe De Projeto: Eid Goh, James Taylor, Emma Gauder, Julie Sloane
  • Construtora: Sargant Construction
  • Engenharia: R. Bliem & Associates
  • Gestão De Obra: Building Strategies
  • Instalações Hidráulicas: MRA Consulting
  • Consultoria Esd (Eletroestática): Geokal Consulting
  • Topografia: Farren Group
  • Paisagismo: Jim Fogarty Design
  • Cidade: South Yarra
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa surge de uma reforma e da construção de um anexo em uma residência de tijolos de 1950, num terreno de 1200 m². O projeto está programaticamente e conceitualmente dividido em três partes - A 'Lanterna', o Pátio e a Casa de Tijolos.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 95 de 100
Planta Baixa Térreo

A Lanterna é a parte relativa à casa existente, de dois pavimentos, programaticamente contém os dormitórios, os banheiros, uma sala de estar, assim como a entrada principal. As fachadas norte, oeste e parte da fachada sul possuem grandes áreas envidraçadas com painéis de vidros duplos com perfil U, para gerar um espaço singular com fachadas monumentais, sob o telhado e beirais existentes. Oito texturas variadas foram elegidas para envolver a estrutura existente, conferindo tacticidade e qualidade na transmissão de luz. A fachada é sombreada por uma grande árvore ginkgo biloba, mas quando cai a noite, atua como uma lanterna brilhante.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 70 de 100
© James Coombe

O Pátio é a ligação entre o antigo e o novo, com um comprido corredor e uma sala de costura fazendo parte desta conexão. O pátio central permite a luz e o ar penetrar no edifício. Similar à uma vila imperial japonesa, múltiplas camadas de portas de correr e aberturas modificam a relação espacial entre o interior e o exterior, transformando o espaço de circulação numa extensão do pátio, ou utilizando as telas para criar uma passagem arejada e sombreada para os dias quentes de verão.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 74 de 100
© James Coombe

Imaginamos este estaço preenchido com uma série de atividades durante o dia e a noite, a conexão direta com o pátio, fazendo deste um lugar perfeito para as crianças. Com isto em mente, as telas são pintadas como um quadro-negro com uma camada magnética, para que elas se tornem uma tela para ser preenchidas pelas crianças, ativando este que seria uma zona apenas de transição.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 57 de 100
© Earl Carter

A Casa de Tijolos é o novo anexo, um espaço para a família e também de entretenimento dos convidados. Ela abre para o Pátio de ligação entre os dois e o pátio dos fundos, trazendo os dois espaços abertos para estarem juntos numa única cobertura. À medida que a casa se estende para o pátio, tijolos empilhados de modo a deixar os furos à mostra funcionam como cobogós, uma espécie de brise-soleil para formar as paredes, conferindo acesso e ventilação natural para a garagem do sub solo. Essa estratégia que é conhecida, mas pouco utilizada, cria uma superfície em massa que é memorável e altamente texturizada, que transforma a fachada num elemento funcional e respirável.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 20 de 100
© Earl Carter

Nossa abordagem em relação à materialidade foi dialética e divertida. A padronagem dos tijolos à vista e as linhas verticais que formam os envidraçamentos são justapostas em oposição ao pavimento utilizado nos pátios; o peso dos tijolos foi contrastado com a leveza dos vidros; alguns elementos em mármore e outros acabamentos altamente trabalhados em madeira  estão posicionados diretamente ao lado de elementos metálicos sem acabamento.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 22 de 100
© Earl Carter

As cores foram escolhidas para complementar o mobiliário e é predominantemente branca para agir como um pano de fundo. Utilizamos a cor favorita dos clientes - amarelo, pontuado ao longo de toda a casa, se relacionando com alguns elementos da decoração também amarelos. É uma jornada lúdica que convida a ligar os pontos.

Casa das Três Partes / Architects EAT - Imagem 98 de 100
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Três Partes / Architects EAT" [Three Parts House / Architects EAT] 17 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624065/casa-das-tres-partes-architects-eat> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.